Diagnóstico de Diabetes mellitus na espécie canina e avaliação a longo prazo da terapia insulínica através das concentrações séricas de hemoglobina glicosilada

Conteúdo do artigo principal

Viviani de Marco
Ricardo Coutinho do Amaral
Márcia Marques Jericó
Ricardo Duarte Silva
Denise Maria Simões

Resumo

Estudaram-se 24 cães adultos, com diferentes faixas etárias, com e sem raça definida. O objetivo foi avaliar a eficácia da determinação da hemoglobina glicosilada no diagnóstico e futuro monitoramento dos cães diabéticos sob insulinoterapia. Os animais foram divididos em um grupo controle (constituído de 12 animais saudáveis com níveis glicêmicos em jejum entre 80-120 mg/dl), e um grupo de diabéticos(constituído de 12 animais com níveis glicêmicos em jejum acima de 220 mg/dl e com glicosúria).Determinamos as concentrações de hemoglobina glicosilada em todos os animais. Esses valores foram reavaliados nos animais diabéticos 3 meses após o início da terapia insulínica. Os resultados mostraram valores normais em 100% do grupo controle, porém níveis elevados em todos cães diabéticos não tratados. Após 3 meses de tratamento, 58,34% dos cães diabético mostraram valores de hemoglobina glicosilada satisfatórios, além de um bom quadro clínico.

Detalhes do artigo

Seção

PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Diagnóstico de Diabetes mellitus na espécie canina e avaliação a longo prazo da terapia insulínica através das concentrações séricas de hemoglobina glicosilada. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 23–28, 1999. DOI: 10.36440/recmvz.v2i2.3382. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/3382. Acesso em: 6 dez. 2025.