Uso da ultrassonografia dos músculos Longissimus dorsi e Gluteus medius para avaliação da eficiência do treinamento de resistência em equinos da raça Puro Sangue Árabe

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

N. S. Bernardi
J. F. Lage
L. M. W. Gomide
A. D. Antunes
A. M. G. B. Silva
K. Gravena
D. P. M. Dias
G. M. Bueno
J. C. Lacerda Neto

Resumo

Diferentes métodos têm sido utilizados na medicina esportiva equina visando orientar programas de treinamento esportivo. Entretanto, a maioria destes métodos é invasiva, incluindo inúmeras venipunções e cateterizações de veias e artérias. Tal fato, muitas vezes acaba sendo um fator limitante, seja por rejeição dos proprietários dos animais ou por dificuldade na obtenção dos dados. O Longissimus dorsi e o Gluteus medius são frequentemente avaliados em equinos atletas, por serem os músculos mais requisitados durante o esforço físico. Alguns trabalhos correlacionaram as dimensões do músculo Longissimus dorsi com o desempenho em corridas em equinos da raça Puro Sangue Inglês, tendo sido demonstrada uma relação significativa entre o tamanho da área de corte transversal deste músculo com o número de vitórias obtidas pelos animais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BernardiN. S.; LageJ. F.; GomideL. M. W.; AntunesA. D.; SilvaA. M. G. B.; GravenaK.; DiasD. P. M.; BuenoG. M.; Lacerda NetoJ. C. Uso da ultrassonografia dos músculos Longissimus dorsi e Gluteus medius para avaliação da eficiência do treinamento de resistência em equinos da raça Puro Sangue Árabe. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 93-94, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN