Efeito da etilefrina sobre a função cardiorrespiratória de cães anestesiados pelo tiopental e halotano e pré-tratados ou não pela levomepromazina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Cesar de Carvalho Ferreira
Flávio Massone
Valéria Nobre Leal de Souza Oliva
Francisco José Teixeira Neto
Stelio Pacca Loureiro Luna
Constanza Sevá Nogueira
Guilherme Jordão de Magalhães Rosa
Valéria Dus

Resumo

A etilefrina, agente simpatomimético agonista alfa, beta-! e beta-2, de longa duração, foi estudada em 40 cães, machos e fêmeas, distribuídos eqüitativamente em 4 grupos, pré-tratados ou não pela levomepromazina, sob a anestesia pelo tiopental e halotano, nos quais se procurou avaliar a função cardiorrespiratória. Nos animais não pré-tratados pela levomepromazina, quando tratados pela etilefrina (Grupo II), em relação ao seu controle (Grupo I), observou-se que a freqüência cardíaca (FC), a pressão arterial sistólica (PAS), a pressão arterial média (PAM), a pressão arterial diastóJjca (PAD) e a pressão venosa central (PVC) aumentavam significativamente (p<O,OS), enquanto que no grupo pré-tratado pela levomepromazina e que recebiam etilefrina (Grupo IV), em relação ao seu controle (Grupo ill), observou-se que a freqüência cardíaca aumentava, porém a PAS, a PAM, a PAD e a PVC diminuíam consideravelmente em relação aos valores basais. Quanto ao seu efeito arritmogênico, observou-se que, no Grupo II, alguns animais apresentavam extra-sístoles ventriculares no traçado eletrocardiográfico, após o tratamento com a etilefrina, o que não ocorreu no grupo IV. Além de suas propriedades hemodinâmicas, detectou-se alguma ação analéptica, mediante aumento do volume- minuto, porém não foi significativo (p<O,OS).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FerreiraP. C. de C.; MassoneF.; OlivaV. N. L. de S.; Teixeira NetoF. J.; LunaS. P. L.; NogueiraC. S.; RosaG. J. de M.; DusV. Efeito da etilefrina sobre a função cardiorrespiratória de cães anestesiados pelo tiopental e halotano e pré-tratados ou não pela levomepromazina. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 4, n. 3, p. 76-83, 1 dez. 2001.
Seção
PEQUENOS ANIMAIS