Intoxicações causadas por pesticidas em cães e gatos. Parte II: amitraz, estricnina, fluoracetado de sódio e fluoracetamida, rodenticidas anticoagulantes e avermectinas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marília Martins Melo
Neide Judith Faria de Oliveira
Luiz Alberto Lago

Resumo

Pesticidas são utilizados para causar intoxicação intencional em animais domésticos, mas intoxicações acidentais podem ocorrer. Diversos fatores interferem na toxicidade dos pesticidas e os sinais clínicos das intoxicações são variáveis, dependendo do composto envolvido. A maioria das intoxicações é grave e, rapidamente, deve ser dado suporte para manutenção das funções vitais, além do tratamento sintomático, para então proceder-se a pesquisa laboratorial do tóxico. Na maior parte dos casos o prognóstico é desfavorável em razão da superdosagem dos agentes tóxicos, comum nos envenenamentos intencionais, da gravidade do quadro clinico, da ausência de antídotos e do tempo decorrido entre a intoxicação e o atendimento clínico. Pela relevância das intoxicações na clínica de pequenos animais, este trabalho teve como objetivo a descrição da toxicologia dos compostos: amitraz, estricnina, fluoracetado de sódio e fluoracetarnida, rodenticidas anticoagulantes e avermectinas em cães e gatos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MeloM. M.; OliveiraN. J. F. de; LagoL. A. Intoxicações causadas por pesticidas em cães e gatos. Parte II: amitraz, estricnina, fluoracetado de sódio e fluoracetamida, rodenticidas anticoagulantes e avermectinas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 5, n. 3, p. 259-267, 1 dez. 2002.
Seção
TOXICOLOGIA