Estudo das alterações neurológicas em cães submetidos à mielografia, utilizando os meios de contrastes iopamidol e iohexol

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Carlos Vulcano
Flávio Augusto M. dos Santos
Rodrigo Mannarino
Mariângela L. Cruz

Resumo

Este estudo objetivou avaliar os efeitos colaterais do emprego do iopamidol e do iohexol nosexames mielográficos com e sem retirada de líquor. Foram utilizados 24 cães, fêmeas, sadias do canil da FMVZ - UNESP - Botucatu, com peso médio de 15kg. O protocolo anestésico consistiude levopromazina como pré-anestésico e tiopental como anestésico. A punção do espaço subaracnóide foi realizada na cisterna magna com agulha 30xS e a dose de contraste utilizada foi de0,3ml/kg. Os animais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: G1, sem retirada de líquore emprego do iopamidol; G2, com retirada de líquor e emprego do iopamidol; G3, sem retirada do líquor e emprego do iohexol, e G4, com retirada de líquor e emprego do iohexol. Os animais foram avaliados quanto aos movimentos involuntários e repetitivos das articulações, movimentos de cabeça, movimentos tônicos-clônicos, rigidez muscular, vocalização, salivação, midríase, e convulsão. Os animais dos grupos G1 e G2 apresentaram alto índice de convulsão (66.6%) e o tempo entre a administração do contraste e o aparecimento dos sintomas neurológicos foi menor para o G2. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VulcanoL. C.; SantosF. A. M. dos; MannarinoR.; CruzM. L. Estudo das alterações neurológicas em cães submetidos à mielografia, utilizando os meios de contrastes iopamidol e iohexol. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 5, n. 3, p. 253-258, 1 dez. 2002.
Seção
PEQUENOS ANIMAIS