Avaliação clínica e radiográfica de alterações ósseas da região distal dos membros torácicos de asininos (Equus asinus) utilizados na tração animal no município de São Luís, MA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Flávio Ribeiro Alves
Porfírio Candanedo Guerra
Araci Nanci Bomfim Mariana
Luís Carlos Vulcano

Resumo

Objetivo: Realizar um estudo clínico e radiográfico das alterações da estrutura óssea das falanges distais dos membros anteriores direito e esquerdo de asininos utilizados em veículos de tração animal. Material e Método: Foram empregados 17 animais, machos e fêmeas, com idade variando entre 7 e 12 anos, pesando em média 90 Kg. Os asininos foram submetidos a exames físico e radiográfico da terceira falange. Resultados: o exame clínico, constataram- se graus de claudicação variando entre I e 2, associados a fissuras, e irregularidades no casco; ou ainda alterações no tendão flexor digital superficial e profundo dos dedos, bem como nos ligamentos colaterais, demonstrando o esforço realizado durante as atividades de trabalho. Foram verificadas lesões na sola e ranilha, com comprometimento severo e até destruição em algumas dessas regiões. Radiograficamente, dentre as lesões identificadas, constatou- se osteíte podai em todos os animais, seguida pela destruição e reabsorção óssea da terceira falange (88,23%) e pela rotação, fissuras e lises, todas com 23,52% de ocorrência. Conclusões: Apesar do nível severo das lesões, não houve correlação clínica compatível com os achados observados no exame radiográfico. Portanto, conclui-se que os asininos apresentam grande resistência às atividades físicas para as quais foram selecionados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesF. R.; GuerraP. C.; MarianaA. N. B.; VulcanoL. C. Avaliação clínica e radiográfica de alterações ósseas da região distal dos membros torácicos de asininos (Equus asinus) utilizados na tração animal no município de São Luís, MA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 6, n. 1/3, p. 42-52, 1 jan. 2003.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA