Caracterização soroepidemiológica e molecular da infecção por Leptospira spp. em gado de corte de elite do estado de mato grosso do sul – resultados preliminares

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. F. Santos
D. F. R. Frias
T. R. Silva
G. C. P. Silva
N. A. Assis
L. O. C. Silva
V. F. Souza
L. A. Mathias

Resumo

A leptospirose bovina assume grande importância econômica, pois afeta profundamenteos aspectos de produção. Nessa espécie, as perdas econômicas estão ligadas às falhasreprodutivas como infertilidade, abortamento e queda da produção. Assim, o objetivodo presente trabalho é de investigar as características epidemiológicas da leptospirosebovina em animais e em rebanhos de um dos principais Estados pecuaristas brasileiros,Mato Grosso do Sul, de modo a determinar a frequência, as sorovariedades presentes,a distribuição espacial da Leptospira spp. e, além disso, isolar estirpes de Leptospira deurina de animais desse Estado. No primeiro momento, 4.623 amostras, provenientesde dez rebanhos, foram submetidas ao teste de Soroaglutinação Microscópica (SAM)contra uma coleção de 24 sorovariedades de Leptospira. Observou-se que todas (100%) aspropriedades apresentaram animais sororreagentes. Foram observados 3.747 (81,03%, IC95%: 79,92%-82,18%) animais reagentes, e as sorovariedades Wolffi (51,48%), Hebdomadis(36,46%), Shermani (33,13%) e Hardjo (29,63%) foram as que mais ocorreram. Após ostestes sorológicos, foram colhidas, em maio de 2015, amostras de urina de 189 animais,de cinco rebanhos, para tentativa de isolamento e posterior tipificação. Assim, alíquotasde 0,1 mL de urina filtrada foram semeadas em meios de cultura EMJH e Fletcher semantibiótico, e logo após incubadas em estufa bacteriológica BOD a 28ºC. Esses inóculosestão sendo avaliados semanalmente, e caso se obtenha isolamento, eles serão submetidosà caracterização molecular e as amostras de soro sanguíneo serão submetidas novamenteao teste sorológico empregando essas estirpes autóctones, e os resultados confrontadoscom aqueles inicialmente observados com a coleção de antígenos de referência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosR. F.; FriasD. F. R.; SilvaT. R.; SilvaG. C. P.; AssisN. A.; SilvaL. O. C.; SouzaV. F.; MathiasL. A. Caracterização soroepidemiológica e molecular da infecção por Leptospira spp. em gado de corte de elite do estado de mato grosso do sul – resultados preliminares. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 92-92, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015