Análise molecular de leptospiras do serogrupo sejroe isoladas de bovinos assintomáticos no estado do Rio de Janeiro, Brasil, revela proximidade genética com estirpes do sorovar guaricura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. P. Loureiro
C. Hamond
P. Pinto
S. Bremont
P. Bourhy
W. Lilenbaum

Resumo

Leptospirose bovina é responsável por falhas reprodutivas gerando queda substancial da produtividade, principalmente em decorrência à infecção pelo sorovar (sv) Hardjo. Alguns estudos mostram que outros sorovares do sorogrupo (sg) Sejroe podem infectar bovinos e ter um importante papel na epidemiologia da leptospirose nessa espécie animal. O presente trabalho investigou a diversidade genética de estirpes do sorogrupo Sejroe isoladas de bovinos assintomáticos no Rio de Janeiro, Brasil. Foram selecionados randomicamente 200 bovinos em matadourofrigorífico, dos quais foram colhidas amostras de urina e fluido vaginal (FV). Foram obtidas cinco culturas puras de Leptospira que, após caracterização sorológica por sorogrupagem, foram classificadas como pertencentes ao sorogrupo Sejroe. Destas, três foram provenientes da urina (2014_U76; 2014_U81 e 2014_U140), e duas do FV (2013_VF52 e 2014_VF66). A análise da sequência do gene parcial rrs confirmou que todas as estirpes isoladas eram patogênicas e pertencentes à genomoespécie Leptospira santarosai. Na análise filogenética, utilizando sequências parciais do gene secY , as estirpes obtidas se mostram muito próximas às estirpes Guaricura (BovG e M04-98) obtidas de bovino e búfalo no Brasil com polimorfismo inferior a 5%. Ainda que próximas, as estirpes recuperadas do FV foram agrupadas em um cluster separado das demais estirpes L. santarosai do sorogrupo Sejroe. Na análise das sequências traduzidas dessas estirpes foi observado que apenas um sítio polimórfico resultou na troca de um aminoácido não polar por outro não polar (I → V), o que não resultaria em alteração funcional da proteína. Sendo assim, pode-se aventar que não apenas o sv Hardjo esteja disseminado em bovinos da região estudada, mas que também outros membros do sg Sejroe, particularmente genótipos de L. santarosai sorotipo Guaricura, também estejam presentes. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LoureiroA. P.; HamondC.; PintoP.; BremontS.; BourhyP.; LilenbaumW. Análise molecular de leptospiras do serogrupo sejroe isoladas de bovinos assintomáticos no estado do Rio de Janeiro, Brasil, revela proximidade genética com estirpes do sorovar guaricura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 90-91, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015