Vigilância e vacinação contra febre aftosa (fa) na “área de vigilância da fronteira entre o Brasil e a república da Bolívia”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. R. Carani
A. B. B. Castilho
R. L. Negreiros
F. A. Moretto
J. M. B. Néspoli
A. C. Schmidt
J. A. G. Silva
A. J. D. Vieira

Resumo

O Estado de Mato Grosso (MT), Brasil, detém aproximadamente 25% da área total de fronteira Brasil / Bolívia, sendo metade composta por fronteira seca ou fora do pantanal, o que facilita o trânsito de pessoas, animais, seus produtos e subprodutos entre os países. Para prevenção de introdução e/ou instalação de doenças exóticas ou já erradicadas, o Estado de MT e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabeleceram sete barreiras sanitárias (BS) na fronteira com a Bolívia: Corixa, Corixinha, Avião Caído, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil. Desde 2007, durante as etapas de vacinação contra Febre Aftosa (FA), o Serviço Veterinário Oficial (SVO) atualiza o cadastramento, acompanha a aplicação da vacina, realiza vigilância veterinária para detecção precoce de possíveis doenças infectocontagiosas de notificação compulsória e promove ações de educação sanitária nessa região, tendo as BS como base de apoio para as equipes de trabalho. A área de atuação compreende regiões de assentamentos rurais, reservas indígenas e demais propriedades rurais localizadas na faixa de 15 km da fronteira internacional. Nas etapas de maio e novembro de 2014 foi levantado um contingente de 964 propriedades existentes na referida região; destas, 762 possuíam um total de 556.033 bovídeos. A soma das etapas resultou em 754.967 bovídeos vacinados; vistoriados 565.930 bovinos, 6.133 ovinos, 342 caprinos, 3.202 suínos; inspecionados 550 animais; monitoradas 44 porteiras localizadas na linha de fronteira; lavrados 18 autos de infração por inconformidade de saldo, que caracterizam trânsito de animal sem GTA e realizadas 3.989 visitas a propriedades. Nos animais inspecionados foi observada a presença de: abscesso, acidente ofídico, alopecia generalizada, artrite, botulismo, caquexia, claudicação lesão membro posterior, diarreia, doença nervosa, edema por trauma na mandíbula, fotossensibilização, fratura do úmero, gabarro, hérnia, infestação por carrapatos, lesão articular, lesões traumáticas de casco, luxação, má formação, miíase, natimortos, necrose de ponta de cauda, papilomatose, perda do casco por traumatismo, pododermatite, poliartrite, retenção de placenta, úlcera de casco e traumatismo seguido de miíase interdigital. De acordo com os objetivos propostos, os resultados alcançados foram considerados satisfatórios e confirmam a importância da manutenção das atividades nas etapas futuras com atendimento das necessidades registradas para a evolução dos procedimentos de vigilância veterinária, vacinação, cadastramento e educação sanitária na região de fronteira no Estado de MT. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CaraniF. R.; CastilhoA. B. B.; NegreirosR. L.; MorettoF. A.; NéspoliJ. M. B.; SchmidtA. C.; SilvaJ. A. G.; VieiraA. J. D. Vigilância e vacinação contra febre aftosa (fa) na “área de vigilância da fronteira entre o Brasil e a república da Bolívia”. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 85-86, 29 ago. 2016.
Seção
RESUMOS ENDESA