Avaliação dos estratos da população canina de municípios do interior do estado de São Paulo - breve avaliação da literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. L. B. Reichmann
M. C. G. P. Alves
M. R. Matos
M. H. S. Dominguez

Resumo

Uma das principais questões relacionadas ao cuidado e proteção da saúde humana e animal consiste na determinação do número de animais e de suas demais características demográficas. Esta avaliação sempre foi possível em um dos estratos, a de cães com proprietários, uma vez que a presença nos domicílios permite sua contagem. A Técnica Pasteur São Paulo (TPSP) foi um modelo de avaliação de populações caninas de áreas urbanas, desenvolvido em 2001, que permitiu a estimação da população segundo os estratos de restrição e dependência. Metodologia: Em 2002, a TPSP foi aplicada nos municípios do interior do Estado de São Paulo para estimar o número de cães existentes segundo estratos e conhecer aspectos relacionados à vacinação e dinâmica populacional. A amostra foi composta de 100 setores censitários, distribuídos em 41 municípios. Resultados: Foram obtidos dados que se situavam acima da relação até então disponíveis, indicando uma proporção de um cão para cada quatro habitantes. Salientase a baixa idade dos cães, em média, de quatro anos, indicativa da velocidade da reposição populacional. A maior concentração (59%) de cães foi de até três anos, gerando preocupações com a introdução continua de animais susceptíveis e os possíveis prejuízos no controle da leishmaniose e demais zoonoses. Estas dificuldades ficam presentes quando se observa a alta percentagem (20%) de proprietários que desconheciam se seus animais foram vacinados contra a raiva nos 12 meses anteriores e quantas crias foram geradas nos partos ocorridos no mesmo prazo de tempo. Conclusões: Mesmo para cães com proprietário, parcela teoricamente mais protegida, a convivência com animais de estimação não tem se revestido da responsabilidade legal para prevenção de doenças que envolvam as pessoas e os animais. Recomenda-se a inserção de programas suplementares, como os de educação, de registro e concessão de licenças e a interação com profissionais de diversas especialidades para obtenção de resultados concretos no equilíbrio ecológico de cães mantidos em domicílios. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ReichmannM. L. B.; AlvesM. C. G. P.; MatosM. R.; DominguezM. H. S. Avaliação dos estratos da população canina de municípios do interior do estado de São Paulo - breve avaliação da literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 2/3, p. 70-70, 11.
Seção
RESUMOS RITA