Estudo preliminar sobre a relação entre o comprimento total e o desenvolvimento sexual em fêmeas de Psammobatis extenta (Garman, 1913)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Luís da Silva Casas
Carlo Magenta da Cunha
Arani Nanei Bomfim Mariana

Resumo

Objetivo: Fornecer dados preliminares sobre o desenvolvimento sexual das fêmeas de Psall1mobatis extenla (Garman, 1913), procedentes da frota pesqueira sediada no Terminal de Pesca de Santos, São Paulo, relacionando observações anatômicas e morfométricas ao grau de desenvolvimento sexual dos indivíduos observados. Material e Método: Estudos preliminares sobre o desenvolvimento sexual desses animais foram realizados com 139 fêmeas descartadas pelos pescadores por não apresentarem valor comercial. As coletas abrangeram exemplares dos litorais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As amostras foram morfometradas e dissecadas, a fim de se evidenciar o aparelho reprodutor. Resultados: O aparelho reprodutor de Psammobalis extenta está constituído por órgãos pares como os ovários, ovidutos, glândulas nidamentárias e uma cloaca. Dois tipos diferentes de ovários foram encontrados: com ovócitos pequenos de coloração esbranquiçada, considerados imaturos e com ovócitos grandes e amarelados, considerados maduros. A atividade vitelogênica máxima estava presente em 29,4% das amostras estudadas. Conclusões: A maturidade sexual está relacionada ao tamanho das fêmeas de Psammobalis extenta, porém, outras informações anatômicas, morfológicas e ecológicas devem ser consideradas em futuros estudos sobre esses animais, especialmente do aparelho reprodutor, visando esclarecer o seu nível de correlação com os dois primeiros fatores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CasasA. L. da S.; CunhaC. M. da; MarianaA. N. B. Estudo preliminar sobre a relação entre o comprimento total e o desenvolvimento sexual em fêmeas de Psammobatis extenta (Garman, 1913). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 8, n. 1, p. 77-81, 1 jan. 2005.
Seção
COMUNICAÇÃO BREVE