Utilização de uma bomba de infusão contínua como geradora de vácuo para a aspiração folicular transvaginal guiada pela ultra-sonografia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcelo Marcondes Seneda
Karina Cristina Puggesi Rubin
Wanessa Blaschi
Lívia Aires Lisboa
José Henrique Fortes Pontes

Resumo

Divulgar um equipamento alternativo para a geração de vácuo, capaz de permitir a recuperação de oócitos em quantidade e qualidade compatíveis com bombas feitas especificamente para este fim. Utilizou-se uma bomba de infusão contínua, cuja aplicabilidade para fins de aspiração foi possível graças ao modo inverso de utilização do equipo de infusão. A extremidade destinada ao frasco de infusão foi acoplada no tubo de aspiração folicular, enquanto a extremidade do equipo destinada ao cateter do paciente foi mantida livre. Obtiveram-se resultados similares aos encontrados em equipamentos designados especificamente para aspiração folicular. Abomba de infusão contínua pode ser uma alternativa viável para a obtenção in vivo de oócitos bovinos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SenedaM. M.; RubinK. C. P.; BlaschiW.; LisboaL. A.; PontesJ. H. F. Utilização de uma bomba de infusão contínua como geradora de vácuo para a aspiração folicular transvaginal guiada pela ultra-sonografia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 8, n. 2, p. 168-175, 1 jul. 2005.
Seção
GRANDES E MÉDIOS ANIMAIS