Projeto de extensão: esterilização canina e felina como ferramenta no controle reprodutivo de animais errantes e indesejáveis no município de Jaboticabal (SP) em 2010

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

D. G. Chung
J. F. Lui
P. A. Tosta
M. A. M. Silva
P. B. Catundi
L. C. T. Tucci
D. J. Cardili
A. Rocha
R. M. Medeiros
D. Amaro
G. H. Toniollo

Resumo

A relação entre cães, gatos e seres humanos é antiga e ainda polêmica, principalmente nos aspectos referentes à questão da saúde (NUNES, 2008). A deterioração da qualidade de vida em algumas comunidades humanas tem resultado em hábitos inadequados de manutenção desses animais, levando a situações como procriação descontrolada e abandono, o que contribui para o aumento dos agravos e da incidência de zoonoses, repercutindo seriamente na saúde pública (LAGES, 2009). Dados brasileiros sobre a estimativa de animais de estimação são escassos, ou mesmo inexistentes, para determinadas regiões (ALVES et al., 2005). Estima-se que na cidade de Jaboticabal exista uma população ao redor de 30-35 mil cães e muitos são errantes (FRIAS, 2007). Para minimizar esses problemas, as campanhas de castração de cães e gatos são de grande importância para o controle reprodutivo (DIAS, 2004). O objetivo desse estudo é relatar o projeto de extensão desenvolvido na UNESP de Jaboticabal visando o controle da população de cães e gatos de comunidades de baixa renda por meio de campanhas permanentes de esterilização e também n minimização de doenças reprodutivas, como tumor venéreo transmissível, piometras e tumores mamários, além de doenças de pele, como sarnas, piodermites, micoses e controle de ectoparasitos e endoparasitos. Todas essas ações colaboram diretamente com a diminuição de animais errantes e problemas de saúde publica. Além disso, o programa de castração auxilia outros projetos relacionados à pesquisa de alunos de pós-graduação em diferentes áreas, como anestesia, obstetrícia, fisiologia e cirurgia, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento no campo acadêmico e aperfeiçoamento de técnicas aplicadas no mercado de trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ChungD. G.; LuiJ. F.; TostaP. A.; SilvaM. A. M.; CatundiP. B.; TucciL. C. T.; CardiliD. J.; RochaA.; MedeirosR. M.; AmaroD.; ToniolloG. H. Projeto de extensão: esterilização canina e felina como ferramenta no controle reprodutivo de animais errantes e indesejáveis no município de Jaboticabal (SP) em 2010. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 68-68, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET