Avaliação anatomopatológica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Carolina Camachos López
Vera Lisa Generosa Silva Paiva
Bárbara Held
Gilson Quinaglia
Lilian Rose Marques Sá

Resumo

A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Além de ser fundamental ecologicamente, é utilizada com fins econômicos como para o abastecimento para a humanidade e produção industrial e agrícola, influenciando diretamente a tomada de decisões políticas, econômicas e sociais. Na atualidade, se faz fundamental a participação da sociedade com uso consciente e adequado da água, e das Universidades na pesquisa por maior eficiência dos métodos de preservação do meio ambiente bem como analisando e propondo formas de avaliação da qualidade da água disponível. Um dos recursos mais utilizados no mundo todo para monitorar e garantir a qualidade de águas é a biomonitorização, pois reflete a condição dessas águas nos organismos residentes. O objetivo do projeto é emprego da análise anatomopatológica de peixes acarás (Geophagus brasiliensis) provenientes de diferentes pontos de coleta do reservatório Billings como biomarcador e desta forma verificar a possibilidade de utilizar essa espécie como bioindicador dos níveis de poluição do ambiente, e assim subsidiar políticas públicas de monitoramento ambiental. Os objetivos específicos sao a análise do estado de saúde dos peixes em cada ponto, a determinação do órgão com maior frequência e grau de lesão para correlação com comprometimento do estado de saúde e poluição, e a definição do padrão de reação com maior frequência de ocorrência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LópezA. C. C.; PaivaV. L. G. S.; HeldB.; QuinagliaG.; SáL. R. M. Avaliação anatomopatológica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 70-72, 3 jun. 2016.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI