A necessidade do fortalecimento do conhecimento humanístico na formação do médico-veterinário: a visão de estudantes do segundo semestre de graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paula Tavolaro

Resumo

Embora uma das funções do ensino superior seja formar alunos como profissionais e cidadãos, talvez o saber técnico seja favorecido em detrimento da formação humana. A estruturação de disciplinas de humanidades presentes nos cursos universitários com base em problemas detectados no dia a dia de trabalho do futuro profissional pode ajudar o aluno a construir competências e habilidades necessárias para o mundo contemporâneo para além do conhecimento técnico. Este estudo apresenta os resultados de uma atividade realizada na disciplina de Sociologia de um curso de Medicina Veterinária na cidade de São Paulo. Nesta atividade, os alunos discutiam os grupos sociais envolvidos com o trabalho do veterinário e apontavam o grupo que consideravam como o mais complicado de se lidar no futuro dia a dia de trabalho, justificando sua resposta. Foram analisadas 73 atividades e em 59% delas surgiram respostas que demonstravam falta de empatia para com o outro. Os professores do ensino superior devem estar atentos àquilo que seus alunos expressam de maneira clara ou velada, porque estes são indicativos de temas do senso comum que precisam ser transformados, considerando-se a necessidade de um ensino que prepare os alunos para se tornarem profissionais mais humanos, indispensáveis para o mundo contemporâneo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TavolaroP. A necessidade do fortalecimento do conhecimento humanístico na formação do médico-veterinário: a visão de estudantes do segundo semestre de graduação. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 28-34, 3 jun. 2016.
Seção
ENSINO