Redução da expoliação e do risco de ocorrência da raiva em herbívoros pelo controle populacional de Desmodus rotundus na região noroeste do estado do Rio de Janeiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. C. Romijn
L. M. de P. Bruno
I. de C. Carneiro
A. M. de P. Bruno
C. A. M. Cattaneo
E. C. Rubião
L. M. S. Kimura

Resumo

A prevenção da difusão de enfermidades infecto-contagiosas pelo controle populacional dos transmissores/vetores é uma prática secular de comprovada eficácia, seja aplicada a roedores, carnívoros, invertebrados e pragas de vegetais. Para reduzir ao máximo a exposição de herbívoros à espoliação por morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus e conseqüentemente, ao risco de infecção por Lyssavirus, foram identificados abrigos com colônias de morcegos hematófagos, e estes monitorados semestralmente, com capturas e controle populacional eventuais, em três microbacias do Estado do Rio de Janeiro. Verificou-se que na microbacia de Miracema, os casos de Raiva transmitidos por D. rotundus foram se reduzindo a partir de 1995, quando foi iniciado o monitoramento dos abrigos e controle populacional da espécie. No intervalo de 36 meses (anos de 2005 a 2007) em que não houve controle populacional, os casos de Raiva em herbívoros tornaram a se elevar. Verificou-se que o repovoamento dos abrigos monitorados levava de 2 a 5 anos. Na microbacia envolvendo o município de Aperibé, o monitoramento dos abrigos e eventual controle populacional por 30 meses coincidiu com a ausência de Raiva em herbívoros ao longo de 5 anos (de 1996 a 2000). Também não foram notificados/ diagnosticados casos de Raiva em herbívoros durante o monitoramento dos abrigos e eventual controle populacional, realizado por 30 meses nos municípios de Três Rios e Sapucaia. Conclui-se que o controle populacional de D. rotundus por técnicos experientes reduziu substancialmente o contato direto dos morcegos com animais domésticos susceptíveis nas microbacias trabalhadas, e conseqüentemente o risco de infecção quando da presença de Lyssavirus na saliva dos morcegos. Enquanto era realizado o controle populacional bianual de D. rotundus nos três ambientes distintos e isolados, não foram diagnosticados casos de Raiva em herbívoros domésticos ao longo dos períodos de monitoramento. Em não se realizando o controle populacional durante um mínimo de 48 meses, casos de Raiva em herbívoros passaram a acontecer nesses ambientes sob estudo. Em nenhum dos D rotundus examinados foi encontrado Lyssavirus na saliva pela IFD, nem anticorpos específicos contra a virose no soro de 163 indivíduos examinados. É imprescindível ampliar a discussão quanto ao significado epizoótico da detecção de anticorpos contra antígenos de Lyssavirus em mamíferos silvestres, e a possibilidade destes estarem infectados sem apresentação de quadro clínico (“portadores assintomáticos”). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RomijnP. C.; BrunoL. M. de P.; CarneiroI. de C.; BrunoA. M. de P.; CattaneoC. A. M.; RubiãoE. C.; KimuraL. M. S. Redução da expoliação e do risco de ocorrência da raiva em herbívoros pelo controle populacional de Desmodus rotundus na região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 2/3, p. 77-77, 11.
Seção
RESUMOS RITA