Amputação de raiz distal e tratamento de canal em raiz mesial de 1º molar inferior com doença periodontal localizada – Relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. A. Leon-Roman
E. Ishida-Varela

Resumo

O tratamento periodontal envolve raspagem e polimento dentário e, quando necessário, extrações, aplainamentos radiculares, retalhos em gengiva, enxerto ósseo, e outras técnicas que se assemelham à odontologia humana. Em muitos casos, o tratamento endodôntico é coadjuvante do tratamento periodontal, principalmente quando se deseja manter dentes parcialmente afetados. Foi atendido um cão da raça Pit Bull, com 7 anos, macho, para avaliação odontologia. O proprietário relatou como queixa principal, mau hálito e presença de “tártaro”. Ao exame, o paciente apresentou acúmulo de cálculo (g.I) e gengivite (g.I), porém, em molar inferior esquerdo (#309), apresentou doença periodontal localizada em região de #309 e #310 (segundo sistema de Triadan modificado), o que levou à perda do #310. Após realização de exames pré-operatórios, o paciente foi submetido à anestesia geral inalatória monitorizada para tratamento odontológico especializado. À sondagem periodontal o paciente apresentou bolsa de 8mm de profundidade em raiz distal do #309. Foi realizada uma radiografia intraoral e pôde-se visualizar reabsorção óssea horizontal em raiz distal e higidez do periodonto em raiz mesial. Neste caso atendido, foi realizado odontossecção do #309, para extração da raiz distal. Após alavancagem, com relativa facilidade, a raiz já apresentava mobilidade. Sua remoção foi realizada com fórceps. Feito isso, foi medicado e restaurado acesso lateral da câmara pulpar. Após a realização do acesso do canal em região oclusal, foi feita pulpectomia total da raiz mesial. Radiograficamente, pôde-se observar os dois pontos de restauração, o primeiro na face distal, por causa da exposição da câmara pulpar, e o segundo na região oclusal. O paciente foi reavaliado em 7, 15 e 60 dias e, em todas as visitas, o proprietário relatou que o paciente apresentava-se com bem-estar e qualidade de vida (GIOSO 2003; HARVEY, EMILY 1993; LEON-ROMAN, GIOSO, 2002; WIGGS, LOBPRISE, 1997). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Leon-RomanM. A.; Ishida-VarelaE. Amputação de raiz distal e tratamento de canal em raiz mesial de 1º molar inferior com doença periodontal localizada – Relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 67-67, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET