Incentivo à posse responsável e controle populacional de cães e gatos com ações educativas aplicadas a crianças de Garanhuns/PE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Sheila da Silva Ferreira
Grazielle Anahy de Sousa Aleixo
Talita D´Paula T. Pereira Muniz
Francielly Verônica da Silva Melo
Amanda de Noronha Xavier
Flávia Ferreira de Menezes
Lilian Sabrina Silvestre de Andrade
Maria Cristina de Oliveira Cardoso Coelho

Resumo

A posse responsável pode ser conceituada como as ações que envolvem a opção por ter a guarda do animal, controlar a sua reprodução, sua saúde e bem estar (SOTO et al., 2006). Para isso, os animais domésticos dependerão do seu tutor, que deverá lhe proporcionar boa alimentação, higiene, saúde, abrigo e afeto (LIMA et al., 2010). Infelizmente esses conceitos ainda não estão totalmente compreendidos por todos que decidem criar um animal, e por isso se faz necessário o desenvolvimento de ações educativas que esclareçam a sociedade sobre o assunto . O ensino de posse responsável voltado às crianças é um recurso importante , pois nessa fase, elas estão desenvolvendo o caráter, e durante essa etapa é essencial que tenham a percepção de que todas as formas de vida devem ser tratadas com respeito, igualdade de direitos e responsabilidade (MARTINS et al., 2007). O presente trabalho foi delineado para orientar crianças da cidade de Garanhuns/Pernambuco (e com elas, toda a sociedade local), sobre a importância da posse responsável e controle da população de animais de estimação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FerreiraM. S. da S.; AleixoG. A. de S.; MunizT. D. T. P.; MeloF. V. da S.; XavierA. de N.; de MenezesF. F.; de AndradeL. S. S.; CoelhoM. C. de O. C. Incentivo à posse responsável e controle populacional de cães e gatos com ações educativas aplicadas a crianças de Garanhuns/PE. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 80-80, 18 jan. 2016.
Seção
VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO