Estudo comportamental e enriquecimento ambiental para araras canindés (Ara ararauna, linnaeus, 1758) de um mantenedor da fauna silvestre

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elisa Yara Gomes de Freitas
Jéssica Sayra Silva Ribeiro
Lucas Belchior Souza de Oliveira
Maria Cecília Alvim Faria
Maria Isabel Vaz de Melo

Resumo

A Arara Canindé ou Arara de barriga amarela (Ara ararauna) pertence a ordem Psittaciformes e é uma das araras mais apreciadas em cativeiro. Esses animais na vida selvagem passam parte do dia percorrendo distâncias a vôo e forrageando, tendo uma vida dinâmica e imprevisível. Entretanto, quando este ou qualquer outro animal é colocado em cativeiro as suas ações são limitadas e o tratador assume o controle de boa parte das variáveis que atuam sobre um ambiente restrito, as quais são extremamente previsíveis e, por conseguinte, estressantes. O enriquecimento ambiental é uma forma de manejo que visa aumentar a qualidade de vida dos animais em cativeiro, identificando e fornecendo estímulos para a expressão de atividades físicas e psicológicas necessárias ao seu bem-estar. O presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica sobre os comportamentos normais e anormais da Arara Canindé, analisou e descreveu alguns atos comportamentais de um grupo de 11 animais mantidos em um mantenedor da fauna silvestre, identificou anormalidades comportamentais e propos r medidas de enriquecimento ambiental para a melhoria das condições comportamentais dos animais. Foram avaliados atos dentro dos tipos comportamentais alimentares, sociais, de manutenção, agonísticos, exploratórios, de repouso, de vocalização e categorias anormais como a estereotipia e a inatividade prolongada através da amostragem por ad libitum, totalizando 10 horas de observações. Foram propostos modelos de enriquecimento ambiental do tipo físico (Poleiro com catálogo), alimentar e físico (Poleiro dinâmico distribuidor de frutas) e alimentar e cognitivo (Buster cube) além da tentativa de dessensibilização alimentar. Os resultados mostram que durante o experimento houve um decréscimo do comportamento agonístico, de vocalizações alarmantes e de comportamentos anormais, além do aumento de comportamentos alimentares, de repouso e exploratórios no grupo, sugerindo que a introdução de atividades de enriquecimento ambiental pode diminuir o estresse das araras em cativeiro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de FreitasE. Y. G.; RibeiroJ. S. S.; de OliveiraL. B. S.; FariaM. C. A.; de MeloM. I. V. Estudo comportamental e enriquecimento ambiental para araras canindés (Ara ararauna, linnaeus, 1758) de um mantenedor da fauna silvestre. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 64-64, 18 jan. 2016.
Seção
VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO