Padrão de sensibilidade de estirpes de Staphylococcus intermedius group isoladas de piodermites caninas no hospital veterinário da UPIS/DF

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. P. Branquinho
S. C. Poggiani

Resumo

O termo piodermite designa doenças envolvendo infecção bacteriana da pele, e o Staphylococcus pseudointermedius tem sido considerado como o principal patógeno associado. Os β-lactâmicos são a principal classe de antimicrobianos empregada no tratamento das piodermites, e o seu mecanismo de ação se dá pelo bloqueio da proteína de ligação à penicilina (PBP), responsável pela síntese da parede celular. Todavia, algumas estirpes de Staphylococcus passaram a sintetizar uma PBP modificada (PBP 2a), codificada pelo gene mecA, que confere resistência, in vivo, a todos os antibióticos β-lactâmicos. A presença do gene mecA é avaliada pela sensibilidade do Staphylococcus isolado frente à meticilina. No presente trabalho foram avaliadas 27 culturas e antibiogramas de cães com piodermite, sem distinção racial, etária ou sexual, atendidos no Serviço de Clínica Médica do H.V. UPIS entre 2010/2013. Nesses cães foram evidenciadas lesões cutâneas como pústulas, pápulas e colarinhos epidérmicos. As amostras foram coletadas com zaragatoa estéril e encaminhadas ao laboratório de bacteriologia para identificação do patógeno bacteriano. O antibiograma foi efetuado com o método de difusão em disco proposto por Kirby-Bauer. A diferenciação entre os membros do Staphylococcus intermedius group – SIG (S. intermedius, S. pseudointermedius e S. delphini) só é possível com o uso de métodos moleculares e, por isso, as estirpes identificadas fenotipicamente como S. intermedius e Staphylococcus spp. coagulasepositivos foram consideradas como membros do grupo SIG, representando 80,6% dos patógenos isolados. Observou-se eficácia antibacteriana acima de 86% frente às estirpes de SIG para amoxicilina associada ao ácido clavulânico, cefazolina e cefalexina. Os resultados concordam com os obtidos em estudos semelhantes. Na presente amostragem, 72,7% das estirpes de SIG isoladas foram sensíveis à oxacilina, sugerindo que estas estirpes não pertencem à classe de Staphylococcus Pseudointermedius resistentes à meticilina (MRSP). Estudos locais de patógenos bacterianos e seu padrão de sensibilidade ajudam a criar diretrizes para a escolha da melhor abordagem terapêutica, visto que o padrão de sensibilidade frente aos antibióticos varia entre regiões.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BranquinhoR. P.; PoggianiS. C. Padrão de sensibilidade de estirpes de Staphylococcus intermedius group isoladas de piodermites caninas no hospital veterinário da UPIS/DF. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 58-58, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA