Estudo retrospectivo da ocorrência, sensibilidade e resistência antimicrobiana in vitro em dermatopatias caninas na região da grande Florianópolis-SC

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. A. Neto
E. S. Santo

Resumo

A piodermite é uma infecção bacteriana cutânea, que pode ocorrer de forma crônica e recidivante, fazendo-se necessário o uso frequente de antimicrobianos e predispondo à seleção de bactérias resistentes e consequentes falhas terapêuticas. O presente trabalho efetuou um um levantamento retrospectivo em amostras de culturas bacterianas da pele, verificando a ocorrência dos principais agentes bacterianos isolados em cães com dermatopatias, avaliou o perfil de sensibilidade e resistência in vitro destas bactérias, e analisou a predisposição dos cães de acordo com raça, sexo e idade. A coleta dos dados considerou o período compreendido entre janeiro de 2010 a dezembro de 2014, com base nos registros dos materiais processados por três laboratórios veterinários de análises clínicas, da região da Grande Florianópolis, SC. Foram analisados os laudos de 106 amostras de cultura bacteriana e antibiograma, o agente bacteriano encontrado com maior frequência foi Staphylococcus pseudintermedius (50%), verificando-se predominância de bactérias Grampositivas (82%). A maior sensibilidade encontrada in vitro, do total de bactérias isoladas, foi à amicacina (96%), e o maior índice de resistência bacteriana foi à sulfatiazina (68%). O S. pseudintermedius foi avaliado frente às principais classes e antibióticos utilizados, revelando uma sensibilidade de (95%) às cefalosporinas, e tendo o maior nível de resistência às classes dos macrolídeos e tetraciclinas com (32%) em ambas. Quanto aos antibióticos, foi o constatada sensibilidade à ceftriaxona (100%), e seu maior índice de resistência foi à tetraciclina com (68%). O perfil de multirresistência do S. psedintermedius, foi de (46%). Os dados epidemiológicos dos cães acometidos revelaram (52%) de fêmeas e (48%) de adultos entre um a sete anos de idade. Os cães sem raça definida representaram (14%) e a raça poodle foi a mais acometida, dentre as puras, com (10%) das amostras. Concluiu-se que a alta resistência bacteriana indica que os antibióticos não devem ser usados de forma empírica, e que a presença de S. psedintermedius multirresistentes nos cães estudados, justifica a realização de análises bacteriológicas periódicas de piodermites, proporcionando a prescrisção de terapias antimicrobianas mais efetivas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
A. NetoS.; SantoE. S. Estudo retrospectivo da ocorrência, sensibilidade e resistência antimicrobiana in vitro em dermatopatias caninas na região da grande Florianópolis-SC. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 57-57, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA