Expressão do fator de crescimento do endotélio vascular, do transportador de glicose 1 e do ki- 67 na ceratose actínica, no carcinoma de células escamosas e na pele desprovida de lesões em cães

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. J. G. Palacios Jr
M. C. H. Rondelli
L. B. Maschio
J. Werner
D. A. P. C. Zuccari
M. Tinucci-Costa

Resumo

A exposição crônica da pele de cães aos raios ultravioleta (UV) altera as funções e a morfologia dos ceratinóticos, influencia a produção local de citocinas, prejudica o reconhecimento e o processamento de antígenos, e promove danos diretos e indiretos ao DNA celular. Como resultado, pode haver o desenvolvimento da ceratose actínica (CA), considerada por como uma lesão pré-neoplásica, que pode evoluir para o carcinoma de células escamosas (CCE), com ausência de diferença patobiológica entre essas duas lesões. Os marcadores de prognóstico, avaliados por imunohistoquímica, que podem auxiliar na determinação do prognóstico, como os anticorpos Fator de Crescimento do Endotélio Vascular (VEGF), Transportador de Glicose 1 (GLUT1) e Ki-67, têm sido relacionados com a progressão tumoral. O presente trabalho, determinou a expressão desses anticorpos por imunohistoquímica nas diferentes lesões cutâneas de cães que apresentassem CCE e exposição crônica ao sol. Foram selecionados 15 animais que, por biopsia e confirmação histopatológica, apresentavam concomitantemente CA, CCE e pele desprovida de lesões (PDL) e exposição ao sol. Essas amostras foram submetidas a avaliações por imunohistoquímica para os anticorpos VEGF, GLUT1 e Ki-67 e, então, as imunomarcações foram quantificadas e os resultados avaliados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis. Verificou-se que a expressão do VEGF não apresentou diferença entre as CA e as PDL (p=0,9553); na expressão do GLUT1 não houve diferença significativa entre as CA e os CCE (p>0,9999); e quanto ao Ki-67, todos os tipos de pele avaliados entre si apresentaram expressões com diferença significativa (p<0,05). Trabalhos anteriores já demonstraram que a expressão da imunomarcação com COX-2 nas CA e nos CCE de cães não apresentava diferença significativa, reforçando os resultados aqui obtidos . Diante do exposto, sugere-se que as CA têm comportamento semelhante ao CCE quanto a expressão do GLUT1, enquanto as PDL do mesmo cão que foram expostas cronicamente ao sol apresentam comportamento semelhante às CA, quanto a expressão do VEGF, reforçando que as CA são lesões pré-neoplásicas e que as PDL, mesmo com aspecto clínico e histopatológico de pele normais, podem apresentar alterações fisiológicas pré-CA.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Palacios JrR. J. G.; RondelliM. C. H.; MaschioL. B.; WernerJ.; ZuccariD. A. P. C.; Tinucci-CostaM. Expressão do fator de crescimento do endotélio vascular, do transportador de glicose 1 e do ki- 67 na ceratose actínica, no carcinoma de células escamosas e na pele desprovida de lesões em cães. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 41-41, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA