Importância, diagnóstico e terapia das sarnas mais frequentes em leporídeos, cricetídeos, cavídeos, murinos e chinchilas criadas como animais de companhia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. P. P. Vitale
C. E. Larsson

Resumo

Os quadros de sarna são comuns em coelhos e roedores imunocomprometidos. No levantamento de casuística de atendimentos do Serviço de Ambulatório de Aves do HOVET-USP, departamento responsável por atender quaisquer espécies de animais silvestres, foi observada a importância das sarnas em coelhos e roedores. Nos coelhos, 20,4 % das enfermidades aferidas foram diagnosticadas como dermatopatias. As sarnas mais comuns em coelhos e roedores são: psoróptica, queiletielose, demodiciose, escabiose, sarna notoédrica e trixacaríase. As sarnas também ocorrem em coelhos e roedores por ácaros dos gêneros Mycoptidae, Myobidae, Psosergatidae e Dermanyssidae. Os quadros clínicos em sua maioria apresentam: prurido, eritema, hiperqueratose, vesículas, pústulas, escamas, erosões e ulcerações. O diagnóstico deve ser realizado por meio de exames parasitológicos de: fita adesiva, de raspado cutâneo, do cerúmen, bem como do tricograma e exame histopatológico. As causas para estabelecer possíveis diagnósticos diferenciais para as acaríases em coelhos e roedores incluem dieta pobre em fibras, estresse, erros de manipulação ou manejo e lesões induzidas por uso de rodas de exercícios nos hamsters. O tratamento inclui aplicações tópicas ou injetáveis de ivermectina, amitraz, doramectina, selamectina, imidacloprid, moxidectina, dentre outros. Embora a realização de exames complementares pareça simples, a dificuldade na manipulação desses animais pode fazer com que, muitas vezes, os veterinários não os executem, optando então, por diagnósticos terapêuticos, nem sempre eficazes. Portanto deve ser destacado que os conhecimentos morfométricos das espécies de ácaros que acometem os leporídeos e roedores, bem como a realização de exames parasitológicos são fundamentais para o estabelecimento do diagnóstico etiológico, diagnósticos diferenciais e posteriormente a incidência das espécies de ácaros que infestam esses mamíferos, bem como, da determinação mais precisa do tratamento e da estimativa do seu prognóstico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VitaleF. P. P.; LarssonC. E. Importância, diagnóstico e terapia das sarnas mais frequentes em leporídeos, cricetídeos, cavídeos, murinos e chinchilas criadas como animais de companhia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 36-36, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA