A estratégica parceria com os setores privado e público para a eficiência das feiras de adoção de animais de companhia do núcleo de controle de zoonoses do município de Osasco/SP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sirlei Mazzei
Camilla Pimentel de Carvalho
Fernando José Muscionico da Silva Pinto
Magda Ferreira Batista Pedroso

Resumo

Um problema comum em todos os Centros de Controle de Zoonoses refere-se ao grande número de animais abrigados por motivos de abandono, maus tratos ou sofredores de traumas em via pública. Para o manejo de animais abandonados e não desejados pela comunidade planeja-se ações de recolhimento seletivo, recuperação/reabilitação e reintrodução na sociedade através da adoção. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência das feiras de adoção realizadas em parcerias com shopping e praças públicas, como estratégia para proporcionar aumentos significativos no número de doações realizadas por este órgão público, localizado no município de Osasco-SP, avaliado no período de 2009 a 2013. A principal parceria privada acontece entre o Centro de Controle de Zoonoses e a instituição Osasco Plaza Shopping, que disponibiliza e determina um espaço localizado em suas imediações, com uma grande circulação de pessoas na região para a instalação da feira de adoção. O programa de adoção dispõe de ampla barraca personalizada, dois médicos veterinários responsáveis pela saúde e bem estar dos animais, três agentes de zoonoses, termos de responsabilidades/ adoção, atestado de vacinação e material educativo com conceitos de bem estar animal. No ano de 2009 foram doados 659 animais (66NCZ; 593 Feira), ano 2010/1.012 animais (101NCZ; 911 Feira), ano 2011/605 animais (61NCZ; 544 Feira), ano 2012 / 864 animais (86 NCZ; 778 Feira), e no ano de 2013 / 717 animais (72 NCZ; 645 Feira). Anualmente, em média, o Centro de Controle de Zoonoses realiza a reintrodução de 771.4 animais a novos lares. Os resultados indicam que as adoções realizadas no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), correspondem a 10% do número total de animais doados, enquanto 90% são atribuídas às feiras itinerantes realizada no município. Conclui-se que a feira de adoção itinerante surge como alternativa para a destinação adequada dos animais, atendendo a legislação vigente, promovendo o destino humanitário e ético para os animais de rua.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MazzeiS.; de CarvalhoC. P.; PintoF. J. M. da S.; PedrosoM. F. B. A estratégica parceria com os setores privado e público para a eficiência das feiras de adoção de animais de companhia do núcleo de controle de zoonoses do município de Osasco/SP. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 82-82, 10 nov. 2015.
Seção
V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO