Definição de critérios ultrassonográficos para o diagnóstico da doença renal policística autossômica dominante em felinos da raça Persa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. M. Guerra
N. C. Cardoso
A. G. T. Daniel
A. Pellegrino
M. F. Freitas
L. F. Onuchic
B. Cogliati

Resumo

A doença renal policística autossômica dominante (DRPAD) é a enfermidade congênita hereditária mais prevalente nos gatos domésticos, principalmente nos da raça Persa e mestiços, sendo caracterizada pela presença de múltiplos cistos localizados em parênquima renal e considerada uma importante causa de doença renal crônica terminal em felinos. Em humanos, os critérios diagnósticos ultrassonográficos utilizados atualmente estão muito bem estabelecidos e apresentam alto grau de confiabilidade no diagnóstico da DRPAD. No entanto, estes dados ainda são escassos na medicina veterinária. Assim, o presente trabalho foi delineado para estabelecer critérios ultrassonográficos em felinos da raça Persa, categorizados de acordo com a faixa etária.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GuerraJ. M.; CardosoN. C.; DanielA. G. T.; PellegrinoA.; FreitasM. F.; OnuchicL. F.; CogliatiB. Definição de critérios ultrassonográficos para o diagnóstico da doença renal policística autossômica dominante em felinos da raça Persa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 76-76, 10 nov. 2015.
Seção
RESUMOS CONPAVET