Definição de critérios ultrassonográficos para o diagnóstico da doença renal policística autossômica dominante em felinos da raça Persa

Conteúdo do artigo principal

J. M. Guerra
N. C. Cardoso
A. G. T. Daniel
A. Pellegrino
M. F. Freitas
L. F. Onuchic
B. Cogliati

Resumo

A doença renal policística autossômica dominante (DRPAD) é a enfermidade congênita hereditária mais prevalente nos gatos domésticos, principalmente nos da raça Persa e mestiços, sendo caracterizada pela presença de múltiplos cistos localizados em parênquima renal e considerada uma importante causa de doença renal crônica terminal em felinos. Em humanos, os critérios diagnósticos ultrassonográficos utilizados atualmente estão muito bem estabelecidos e apresentam alto grau de confiabilidade no diagnóstico da DRPAD. No entanto, estes dados ainda são escassos na medicina veterinária. Assim, o presente trabalho foi delineado para estabelecer critérios ultrassonográficos em felinos da raça Persa, categorizados de acordo com a faixa etária.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONPAVET

Como Citar

Definição de critérios ultrassonográficos para o diagnóstico da doença renal policística autossômica dominante em felinos da raça Persa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 76–76, 2015. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28196. Acesso em: 5 dez. 2025.