Prevalência de fígados condenados com fasciola hepática de bovinos abatidos em frigoríficos sob inspeção no município de Itaperuna, RJ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

H. B. Souza
J. A. M. Júnior
F. C. Henry

Resumo

A fasciolose é uma enfermidade de grande importância veterinária devido a elevadas perdas econômicas, principalmente, pela condenação de grande número de fígados nos matadouros. Além disso, a fasciolose é uma zoonose, sendo o homem um hospedeiro acidental, demonstrando o mesmo, um quadro clínico normalmente grave quando parasitado. Diante disto, devido à grande incidência desta parasitose no rebanho bovino na região noroeste fluminense, o presente trabalho efetuou um levantamento da frequência de ocorrência de Fasciola hepática em fígados de bovinos abatidos em frigoríficos da cidade de Itaperuna, no Rio de Janeiro, no período de janeiro a dezembro de 2014. A cidade de Itaperuna, com uma área territorial de 1.1105,341 km², conta com uma população estimada de 113.633 bovinos das 2.339.978 cabeças de bovinos do rebanho efetivo do estado do Rio de Janeiro. No presente estudo, foram utilizados como fonte de informação, os registros estatísticos dos arquivos do SIE/POA e SIM/POA do município de Itaperuna, obtidos dos relatórios de entrada e condenação dos três matadouros com abate de bovino localizados no município. No período citado, foram submetidos à inspeção, um total de 22.393 bovinos, obedecendo às regras de inspeção ante e postmortem preconizadas pelo RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal). Durante o ano de 2014, foram condenados 3.913 (17,47%) fígados parasitados por Fasciola hepática nos três frigoríficos localizados no município de Itaperuna. Causando grandes perdas econômicas aos frigoríficos, além de ressaltar a importância da divulgação desses dados epidemiológicos para a população, principalmente de zoonoses como é o caso da Fasciolose hepática, que é uma doença que vem aumentando cada vez mais, e muitas vezes acabam sendo negligenciada. De acordo com os resultados, pode-se concluir que a Fasciolose hepática é uma doença endêmica no rebanho bovino da região. Devendo ser realizada uma maior divulgação dos dados epidemiológicos coletados nos frigoríficos, para que sejam tomadas medidas de tratamento e controle nas propriedades rurais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SouzaH. B.; M. JúniorJ. A.; HenryF. C. Prevalência de fígados condenados com fasciola hepática de bovinos abatidos em frigoríficos sob inspeção no município de Itaperuna, RJ. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 52-52, 10 nov. 2015.
Seção
RESUMOS CONPAVET