Estudo retrospectivo da prevalência de hipertireoidismo em felinos domésticos no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi 2013 - 2015

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. P. Scalize
T. Pacini
M. M. Jericó

Resumo

O hipertireoidismo felino (HTF) é caracterizado pelo aumento excessivo e crônico das concentrações dos hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) e é comum em felinos acima de oito anos de idade. Atualmente, é considerada a endocrinopatia mais frequente em felinos de meia idade nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa Continental, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Os sintomas incluem: perda de peso, polifagia, poliúria, polidipsia, êmese, hiperatividade, diarréia, caquexia, aumento de lobos tireoideanos e taquicardia. O achado histológico em 95% dos casos é de hiperplasia funcional adenomatosa. A concentração de T4 total (T4T) é significativamente elevada em cerca de 90% dos felinos com HT. No Brasil, há escassez de estudos sobre a prevalência do HTF. Objetivou-se descrever a prevalência de casos de HTF em 212 felinos acima de oito anos de idade com manifestações clínicas variadas, atendidos em hospital veterinário escola, por meio de determinações séricas de T4T, em amostras armazenadas à -20o C, pelo método de radioimunoensaio. Para os valores de referência de 1,2–4,0µg/ dL, 127 animais (59,91%), apresentaram níveis de T4 total dentro do valor de normalidade, 78 (36,79%) níveis de T4T abaixo de 1,20µg/dL e sete (3,30%) apresentaram níveis superiores a 4,00µg/dL, sendo estes confirmatórios para o HTF. Dos sete animais positivos, 71,42% são fêmeas, idade média de 15 anos, 57,14% apresentaram-se em consulta com queixa principal inicial de êmese esporádica e emagrecimento progressivo. Dos hipertireoideos, somente um já havia HTF confirmado, os outros seis animais, mesmo com sinais clínicos compatíveis, não tiveram a tireoide palpada e exame de T4T não solicitado; em dois animais foram confirmadas doenças concomitantes: carcinoma mamário, adenoma sebáceo e bronquite crônica. Em cinco amostras os valores de T4T ficaram próximos ao valor superior limite, o que possibilita que sejam animais positivos para o HTF, mas que as doenças concomitantes: adenocarcino mamário e sarcoma vacinal reduziram os valores de T4T. Valores baixos foram sugestivos de síndrome do eutireoideo doente. Concluiu-se que, embora ainda seja pequena a prevalência do HTF em nosso meio, a suspeição clínica para a doença deve estar presente na condução dos atendimentos de felinos de meia idade a idosos, evitando-se, desta forma, o não diagnóstico e consequente erro de conduta.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ScalizeL. P.; PaciniT.; JericóM. M. Estudo retrospectivo da prevalência de hipertireoidismo em felinos domésticos no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi 2013 - 2015. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 48-48, 10 nov. 2015.
Seção
RESUMOS CONPAVET