Estudo retrospectivo das fraturas em felinos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Marília – SP/ Brasil no Período de 2007 a 2014

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R.H. Siragusi
R.C. Siqueira
R.P. Franco

Resumo

A ocorrência de fraturas nos felinos domésticos está aumentando na veterinária e dessa forma, buscou-se realizar um estudo retrospectivo da sua ocorrência no período de 2007 a 2014 junto a Universidade de Marília-SP. Para isso, analisaram-se prontuá- rios clínicos e laudos radiográficos, com a identificação e análise estatística das variáveis clínicas, radiográficas e cirúrgicas. Trinta e seis (36) prontuários foram avaliados com 67% das fraturas ocorrendo em machos jovens, ocasionados em 89% por acidentes automobilísticos. O fêmur foi o osso mais acometido (48%) optando-se pela osteossintese em 56% dos casos. Assim, foi possível caracterizar a ocorrência das fraturas nos felinos domésticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SiragusiR.; SiqueiraR.; FrancoR. Estudo retrospectivo das fraturas em felinos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Marília – SP/ Brasil no Período de 2007 a 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 10–15, 10 nov. 2015.
Seção
CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS