Alteração hematológica e bioquímica em pinguins-demagalhães (Spheniscus magellanicus) tratados com itraconazol por um mês

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. G. Hippólito
R. S. Bertoli
R. R. Lange
G. D.P. Soares
M. O. Koch
B. Q. Castilho
L. R. Dittrich
A. Orzechowski
M. A. Bandini
C. H. Maas
A. M. Coroila

Resumo

Os pinguins-de-magalhães (S. magellanicus) são aves sul-americanas e gregárias encontradas no Chile, Peru e Ilhas Maldivas. No Brasil, aparecem apenas acidentalmente, quando se perdem do grupo. A aspergilose é uma doença extremamente comum em pinguins de cativeiro, outras aves marinhas e rapinantes. O agente mais prevalente é o fungo Aspergillus fumigatus, sendo a principal fonte de contaminação a inalação de esporos infectantes. Devido à escassez de dados hematológicos e bioquímicos para a espécie no Brasil, tornando a avaliação clínica destas aves complexa, o presente trabalho comparou as alterações hematológicas e bioquímicas de uma população de nove pinguins-de-magalhães, mantida em cativeiro, tratada para aspergilose com itraconazol 40mg, por via oral, duas vezes ao dia, por um mês. Para coleta de sangue, os animais foram submetidos a jejum de aproximadamente três horas e com auxílio de uma agulha de calibre 26G acoplada a uma seringa de 3ml, previamente heparinizada. A veia metatársica medial foi puncionada e o material obtido foi acondicionado em isopores com gelo até o processamento da amostra. O itraconazol demonstrou ser efetivo no tratamento da aspergilose, devido ao aumento da imunidade (aumento de leucócitos totais e proteína total), porém, houve efeito hepatotóxico e nefrotóxico, evidenciados pela diminuição da albumina, aumento do colesterol, aumento da enzima gama-glutamiltransferase, sutil aumento da enzima aspartato aminotransferase e aumento do ácido úrico. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
HippólitoA. G.; BertoliR. S.; LangeR. R.; SoaresG. D.; KochM. O.; CastilhoB. Q.; DittrichL. R.; OrzechowskiA.; BandiniM. A.; MaasC. H.; CoroilaA. M. Alteração hematológica e bioquímica em pinguins-demagalhães (Spheniscus magellanicus) tratados com itraconazol por um mês. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 43-43, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET