O uso da articaína 4% como anestésico local em técnica de bloqueio regional em Quatis (Nasua nasua) para procedimento odontológico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M.A. R. Campos
L.F. G.A. Credie
F. Futema
J.P. N. Estrella
F. D. Barros
L.C. B.A. Gomes
G. B. Bianchi
L.A. Santana

Resumo

A técnica de bloqueio de nervos periféricos em procedimentos odontológicos na medicina veterinária é amplamente utilizada nas anestesias balanceadas. O presente relato descreve a utilização do bloqueio dos nervos mentoniano e infraorbitário com articaína 4%, um anestésico local de rápido início de ação e potência intermediária. Dois Quatis (Nasua nasua) adultos, pesando 3 kg foram pré-medicados com midazolam, na dose de 1 mg/kg, pela via intramuscular. A indução anestésica foi realizada com propofol, na dose de 6 mg.kg, e a manutenção com isofluorano em sistema sem reinalação. Os animais apresentavam fraturas em caninos superior e inferior, sendo indicada, como tratamento, a exodontia dos mesmos. As técnicas de bloqueio do nervo infraorbitário e mentoniano foram realizadas por meio da palpação dos respectivos forames, tomando-se como referência a técnica descrita em cães. Uma agulha gengival 30G curta foi introduzida próximo à saída do forame, sendo então injetado o anestésico local no volume de 0,25ml (3,3 mg/ kg). A seringa utilizada foi o carpule odontológico com refluxo. Os valores médios dos parâmetros fisiológicos foram: frequência cárdica (179,75±10,23) bpm; frequência respiratória (23.41±6,1) mpm; ETCO2 (40,5±3,3) mmHg; pressão arterial - sistólica (115±7,41) mmHg, diastólica (62,72±5) mmHg e média (84,77±5,74) mmHg; e temperatura esofágica (37,68±0,81)°C. No pós- -operatório, foi administrado cetoprofeno 2 mg/kg e tramadol 2 mg/kg, ambos pela via subcutânea. As técnicas empregadas utilizando-se articaína promoveram excelente analgesia trans e pós-operatória e estabilidade anestésica, não sendo observado nenhum efeito adverso nos animais estudados. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CamposM. R.; CredieL. G.; FutemaF.; EstrellaJ. N.; BarrosF. D.; GomesL. B.; BianchiG. B.; SantanaL. O uso da articaína 4% como anestésico local em técnica de bloqueio regional em Quatis (Nasua nasua) para procedimento odontológico. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 42-42, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET