Avaliação dos microrganismos envolvidos com a sepse grave em cadelas acometidas de piometra e submetidas à cirurgia de ovário-salpingo-histerectomia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T.A. Kalenski
S.R.G. Cortopassi
M. Faustino
M.S.F Talib
A. Reinoldes
M. Kitsis

Resumo

A piometra é uma afecção comum no atendimento clínico-cirúrgico de fêmeas caninas, podendo agravar-se e caracterizar o quadro de sepse grave e choque séptico. Quanto mais precoce for o início da terapia, com antimicrobiano adequado, melhor será o prognóstico. O objetivo deste estudo foi avaliar os principais microrganismos envolvidos em casos de sepse grave em cadelas acometidas de piometra e submetidas à cirurgia de ovário-salpingo- -histerectomia, por meio de realização de hemocultura e cultura da secreção uterina, ambos com antibiograma. O critério de inclusão foi o diagnóstico de piometra e sepse grave, identificada pela presença de pelo menos duas variáveis da resposta inflamatória sistêmica (hiper ou hipotermia; taquicardia; taquipneia; PaCO2 acima de 32mmHg; alteração do nível de consciência; hipoglicemia ou hiperglicemia na ausência de diabetes; leucocitose ou leucopenia) e no mínimo uma variável de disfunção orgânica (hipoxemia; oligúria; aumento dos níveis séricos de creatinina; trombocitopenia e hiperbilirrubinemia). Os animais foram submetidos à cultura da secreção uterina após a ovário-salpingo-histerectomia e à hemocultura no momento da admissão e dez dias após a intervenção cirúrgica. Foram avaliados 33 animais e o principal agente envolvido com a sepse grave secundária à piometra foi a Escherichia coli, identificada em 57,57% dos casos. Também foram identificados Staphylococcus sp., com incidência de 9,09%, Citrobacter koseri, Enterobacter cloacae, Enterobacter faecalis, Eduardsiella sp., Klebsiella pneumoniae e Streptococcus sp., com 3,03% de incidência cada. Os antimicrobianos que apresentaram maior eficácia contra as cepas de Escherichia coli foram: gentamicina; enrofloxacina; cefalexina; e associação de amoxicilina com ácido clavulânico, nesta ordem. Segundo o teste exato de Fisher, a cultura da secreção uterina foi mais sensível do que a hemocultura para identificar o agente microbiano (p<0,0001). A identificação bacteriana é útil para o de- -escalonamento da antibioticoterapia empírica para terapia mais específica, de acordo com o perfil de sensibilidade, diminuindo, assim, o surgimento de resistência, o custo do tratamento e o risco de reações adversas aos antimicrobianos utilizados. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
KalenskiT.; CortopassiS.; FaustinoM.; TalibM.; ReinoldesA.; KitsisM. Avaliação dos microrganismos envolvidos com a sepse grave em cadelas acometidas de piometra e submetidas à cirurgia de ovário-salpingo-histerectomia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 40-40, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET