Conhecimento e percepção de médicos-veterinários e lojistas do mercado pet acerca do controle ectoparasitário de cães e gatos: a situação nacional e a evolução do mercado paulista

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R.O. Oliveira
V. Lestingi

Resumo

Sabendo que o médico veterinário e o lojista são influenciadores de compra de ectoparasiticidas para o consumidor final, as empresas desenvolvem estratégias de marketing para atingir estes indivíduos. Por isso, é importante saber qual o grau de informação e de conhecimento destes profissionais sobre determinados produtos e conceitos, como o controle integrado (CI), por exemplo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção e o grau de conhecimento de médicos veterinários clínicos de pequenos animais e lojistas do mercado pet sobre ectoparasitas e seu controle. Para essa análise foram elaborados dois questionários diferentes com perguntas fechadas, um para lojistas e um para médicos veterinários. Foram feitas 254 entrevistas no total, sendo 122 com médicos veterinários e 132 com lojistas, nos estados de RS, PR, SP, RJ, MG, MS, GO e CE. As entrevistas em SP foram realizadas em dois momentos: 2003 e 2011. Os resultados mostram que o conceito de controle integrado é bem conhecido por médicos veterinários e lojistas (MV > lojista), sendo que nas regiões com menor IDH houve um desconhecimento maior. Na comparação dos resultados de 2003 e 2011, houve uma diminuição do conhecimento dos lojistas sobre o CI em SP. No caso dos clientes, a maioria não sabe o que é o CI (70% no Brasil). Os resultados mostram também que as pulgas foram os parasitas mais relatados em regiões com grau maior de urbanização, e os carrapatos mais citados em locais de menor IDH, o que afetou as escolhas terapêuticas dos profissionais. Em relação à permetrina, a maioria dos médicos veterinários considera sua ação satisfatória. Em 2003, 60% dos lojistas julgavam a apresentação em Spot On a melhor opção para tratamento de ectoparasitas, mas em 2011 essa preferência aumentou para mais de 80% dos entrevistados. O fato do conhecimento dos lojistas ter diminuído, com o passar dos anos, pode ser explicado pelo aumento de lojas na grande São Paulo nos últimos anos, o que reduziu a profissionalização no segmento. O trabalho traça um retrato do conhecimento e percepção dos profissionais e consumidores do ramo pet, e pretende contribuir para ações de saúde pública, estratégias de negócio e capacitação profissional. 

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Como Citar
OliveiraR.; LestingiV. Conhecimento e percepção de médicos-veterinários e lojistas do mercado pet acerca do controle ectoparasitário de cães e gatos: a situação nacional e a evolução do mercado paulista. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 40-40, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET