Efeito de diferentes tipos de cama na reprodução de casais Balb/C

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. P. Alves
C. Falcone
N. Nascimento

Resumo

Introdução: As pesquisas atuais buscam diferentes formas de proporcionar o bem-estar aos animais de laboratório. Esses resultados são muito importantes para que a homeostase seja alcançada, pois esta condição reflete diretamente nos resultados às substâncias testadas nas pesquisas [1, 4, 8]. Um dos problemas observados na criação e manutenção de camundongos é a quantidade de amônia acumulada nas caixas ou isoladores, onde os animais são mantidos, podendo afetar o bem-estar, e interferir, por exemplo, na sua reprodução [1, 6]. Sabe-se que o tipo de cama interfere diretamente na absorção da urina e, consequentemente, na liberação da amônia. Desta forma, pesquisar diferentes tipos de camas, com o intuito de encontrar uma associação entre custos acessíveis e melhora na questão reprodutiva [2], seria importante, principalmente em animais de linhagem isogênica, como o Balb/C, que possuem baixa capacidade de reprodução [3, 4]. Neste contexto, esta pesquisa comparou a fisiologia reprodutiva de casais de camundongos da linhagem Balb/C mantidos em diferentes tipos de cama: G1) maravalha, G2) sabugo simples, G3) sabugo + filetes de celulose, G4) misto de dois tamanhos de sabugo de milho (1,8cm e 1,4cm). Os aspectos analisados foram: verificar se havia utilização do artefato de celulose; avaliar o peso, consumo de água e alimentação dos animais; comparar o desenvolvimento reprodutivo dos casais, acompanhando o número de filhotes e o seu peso ao desmame.

Material e métodos: Foram utilizados 32 animais camundongos da linhagem Balb/C, sendo 16 fêmeas e 16 machos com idade aproximada de três meses de vida [3, 4, 7, 8], conforme aprovados pela CEUA/IPEN. Os casais foram formados de forma aleatória (Intemodino Group), e mantidos em estantes ventiladas (Alesco®) [1, 3, 4], compondo quatro grupos: G1) maravalha, G2)sabugo de milho tradicional, G3) sabugo de milho + filete de celulose e G4) sabugo de milho misto (1, 8cm e 1, 4cm). O peso dos filhotes do casal foi avaliado no intervalo de 21 a 28 dias [3, 4]. A ração e água foram oferecidos ad libitum e o consumo foi medido semanalmente [1, 4, 7]. Também foi registrado o número de filhotes [7, 8]. Os resultados foram analisados via software GraphPad Prism, pelo teste de Tukey, considerando significativos valores de p<0.05. As trocas das camas foram efetuadas a cada sete dias para o G1 [1,4, 5] e a cada 15 dias para os G2, G3 e G4 [9, 10].

Resultados: Os resultados obtidos revelam a ausência de diferenças significativas, entre os grupos, com relação ao consumo de água, alimento e número de filhotes (Gráfico 1, 2, 3). Entretanto, houve diferença entre o peso de filhotes no G4 (sabugo misto) e o G3(sabugo + filete de celulose). Esses resultados ocorrem devido à maior quantidade de absorção da amônia com a mistura dos tamanhos de sabugo, além do papel da celulose como fonte de bem-estar. Entretanto, são necessárias maiores pesquisas sobre essas características. É importante citar também que o artefato de celulose, no G3, foi utilizado pelos animais para a formação de ninho, sendo necessário aprofundar-se a afirmação, na questão do bem-estar.

Conclusão: Com base nos resultados obtidos foi constatada a existência de diferença significante no peso dos filhotes entre o G4 (sabugo misto) e G3(sabugo +filete de celulose). Além disso, os animais do G3 (sabugo+ filete de celulose) utilizaram o artefato de celulose para formação de ninho, sendo importante aprofundar-se a pesquisa sobre essa característica, pois esse artefato parece estar atendendo às questões de bem-estar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesS. P.; FalconeC.; NascimentoN. Efeito de diferentes tipos de cama na reprodução de casais Balb/C. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 73-74, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI