Contribuição da Medicina Veterinária legal em caso de morte de animais em massa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. A. Salvagni
A. Siqueira
A. R. Fukushima
M. F. A. Landi
H. Ponge-Ferreira
P. C. Maiorka

Resumo

Introdução e objetivos: trinta e sete animais, dentre cães e gatos supostamente encaminhados à adoção, foram encontrados mortos em sacos de lixo em São Paulo/SP. O caso recebeu grande atenção da mídia e o Boletim de Ocorrência foi lavrado sob a lei 9605/98, artigo 32 relativo a maus-tratos contra animais. Os corpos foram encaminhados ao Serviço de Patologia Animal (SPA) da FMVZ-USP para determinação da causa de morte. O presente trabalho visa ressaltar o papel do médico veterinário e a importância da necropsia, da patologia e da toxicologia forenses em casos de óbitos de animais com potencial jurídico e/ou com grande atenção da mídia.

Relato de caso: dos 37 animais recebidos para necropsia pelo SPA da FMVZ-USP, 33 eram gatos e quatro eram cães, todos sem raça definida e com idades variadas. Para fins de preservação da cadeia de custódia, os animais foram fotografados ainda no interior dos sacos de lixo e identificados com um número individual. As necropsias foram realizadas com o emprego das técnicas preconizadas para animais de pequeno porte, com documentação fotográfica de identificação por animal e das respectivas lesões encontradas. Os corpos foram submetidos a radiografias para pesquisa de luxações e fraturas. Amostras de sangue cardíaco foram colhidas para pesquisa de cetamina e xilazina utilizando cromatografia gasosa acoplada a espectometria de massas (GC-MS) com coluna capilar DB-5 30 m, realizada no Núcleo de Toxicologia Forense do IML de São Paulo/SP. Foi aplicada técnica de extração modificada QuEChERS para a separação e quantificação da cetamina e xilazina. À necropsia, os animais apresentaram perfurações únicas ou múltiplas no tórax, atingindo o coração e/ou grandes vasos, resultando em hemopericárdio e hemotórax graves. A análise toxicológica dos coágulos cardíacos foi positiva para quetamina, uma droga de uso restrito. A causa da morte foi por colapso circulatório e tamponamento cardíaco, e claramente não natural. Não havia sinais de fraturas ou luxações.

Discussão: Os achados das necropsias confirmaram a causa de morte dos animais e refutaram as suspeitas populares e da mídia a respeito da venda ilegal de sangue ou de “rituais de magia negra”. A acusada havia se responsabilizado pela morte de apenas uma pequena parte dos animais encontrados e que os mesmos estavam fatalmente doentes, porém a necropsia revelou que todos os 37 animais haviam sido mortos da mesma forma e eram previamente saudáveis. A acusada foi multada pela morte dos 37 animais.

Conclusão: a demanda pela medicina veterinária legal é crescente e a formação de profissionais na área aliada à troca de conhecimentos com as ciências forenses humanas é essencial.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SalvagniF. A.; SiqueiraA.; FukushimaA. R.; LandiM. F. A.; Ponge-FerreiraH.; MaiorkaP. C. Contribuição da Medicina Veterinária legal em caso de morte de animais em massa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 70-70, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI