Avaliação macroscópica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. C. C. López
V. L. G. S. Paiva
B. Held
G. A. Quinaglia
L. M. R. Sá

Resumo

Introdução: a água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Além de ser fundamental ecologicamente, é utilizada com fins econômicos como abastecimento para a humanidade e produção industrial e agrícola, influenciando diretamente a tomada de decisões políticas, econômicas e sociais. O peixe acumula substâncias químicas pela ingestão de alimento contaminado ou por contato pelas suas superfícies respiratórias com a água contaminada. O presente trabalho efetuou a análise macroscópica de peixes acarás (Geophagus brasiliensis), capturados em diferentes pontos do reservatório de água Billings, visando a sua utilização como bioindicadores dos níveis de poluição do ambiente de modo a subsidiar políticas públicas de monitoramento ambiental.

Materiais e métodos: foram avaliados 50 acarás (G. brasiliensis) machos, provenientes de cinco pontos de coleta do reservatório Billings, dez animais por ponto, selecionados aleatoriamente e coletados no período de março e abril de 2014. A coleta foi efetuada pela CETESB. Os animais chegaram mortos para a realização do exame macroscópico.

Resultados: a média e desvio padrão do peso em gramas dos peixes foi de 140,24± 50,30, os dados biométricos expressos em centímetros foram: comprimento total médio 18,546± 2,182, e comprimento padrão médio 14,778± 2,393. Quanto à condição corpórea, 62% dos animais apresentaram condição corpórea adequada com depósitos de gordura intracelomática e 30% condição de sobrepeso com grandes depósitos de gordura, enquanto 2% foram considerados magros. Quanto aos órgãos analisados, 34% dos peixes apresentaram hepatomegalia e 58% coloração amarela e friável do fígado. Quanto ao baço, apenas 12% apresentaram esplenomegalia e 34% tinham a sua coloração alterada apresentando-se com a tonalidade variando de vermelho escuro a enegrecido. Dentre as brânquias examinadas, 6% dos animais apresentaram muco recobrindo os arcos. Os demais órgãos investigados: genitais, trato gastrointestinal, coração e rins não apresentaram alterações.

Conclusão: a análise macroscópica dos acarás examinados mostrou que a maioria dos peixes apresenta condição corpórea adequada, mas com esteatose que pode ser indicativo de condição ambiental desfavorável. O estudo microscópico futuro dos órgãos poderá auxiliar na avaliação desta espécie como bioindicador da poluição ambiental na Billings.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LópezA. C. C.; PaivaV. L. G. S.; HeldB.; QuinagliaG. A.; SáL. M. R. Avaliação macroscópica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 67-67, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI