Caracterização imunofenotípica de células tronco/ progenitoras hematopoiéticas da fração estromal vascular de tecido adiposo de cães

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. I. Magalhães
C. Massoco

Resumo

A caracterização fenotípica e o isolamento de células-tronco hematopoiéticas (CTH) podem fornecer informações relevantes quanto ao desenvolvimento biológico do sistema hematopoiético. A habilidade em detectar e purificar essas células implica no desenvolvimento de condições para a sua manutenção e expansão em culturas in vitro. Na medicina veterinária, a purificação de células-tronco hematopoiéticas caninas (CTHc) tem a finalidade de desenvolver terapias celulares, principalmente em doenças que levam à aplasia medular ou anemia aplástica nesta espécie animal. A escassez de informações sobre a caracterização fenotípica e a capacidade de proliferação e pluripotência celular de CTHc precisa ser superada. No presente trabalho com o emprego da análise imunofenotípica e de ensaios CFU, foi efetuado o isolamento, a caracterização e a expansão, de células-tronco/progenitoras hematopoiéticas provenientes da fração estromal vascular (FEV) do tecido adiposo de cães. Os resultados obtidos demonstraram que, para o isolamento destas células o painel de imunofenotipagem CD45-/CD117+/CD34+ apresentou melhores resultados que o CD45-/CD38-/low/CD34+. Além disso, a detecção da atividade da enzima aldeído desidrogenase (ALDH) também pode ser uma grande aliada no enriquecimento desta fração celular. Por meio das técnicas empregadas no presente trabalho foi constatado que no tecido adiposo canino a freqüência de CTH é baixa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MagalhãesA. I.; MassocoC. Caracterização imunofenotípica de células tronco/ progenitoras hematopoiéticas da fração estromal vascular de tecido adiposo de cães. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 62-62, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI