Guarda responsável de animais domésticos: uma ação a ser educada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. C. A. M. C. A. Alves
G. Genaro

Resumo

Introdução e objetivos: O cão (Canis familiaris) o e o gato (Felis s. catus) são animais domesticados, que estão associados ao homem como animal de estimação por centenas de anos e que têm sido considerados como membros da família. A posse destes animais pode ser benéfica e prazerosa, desde que bem planejada e consciente. Esse trabalho foi delineado para auxiliar na efetividade dos programas de adoção de animais, desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto – SP. Um questionário foi aplicado para avaliar o grau de conhecimento do futuro proprietário. As respostas foram analisadas, bem como as respectivas dúvidas, o que possibilitou que as informações solicitadas fossem complementadas em campanhas e palestras sobre o bem estar animal, guarda responsável e os cuidados com os futuros animais adotados.

Material e métodos: o total de 150 questionários foram respondidos pelos pretendentes à adoção dos animais, de ambos os sexos, idades e nível socioeconômico na cidade de Ribeirão Preto e após a análise das respostas, foram realizadas palestras socioeducativas para os pretendentes, sempre abordando a guarda responsável e o bem estar animal dos cães e gatos.

Resultados e Discussão: a maioria dos pretendentes à adoção estava concentrada na região Oeste da cidade (67%) sugerindo que as três regiões restantes não tinham interesse em adoção ou devido à divulgação ineficaz do programa nestes locais. O número de cães adotados (93%) foi maior que o número de gatos sugerindo a existência de uma predileção da população do município em relação ao cão, ou que a abordagem sobre a aparente resistência a felinos ainda deva ser abordada pelos palestrantes do programa gerando mais informações sobre a espécie. A preferência por fêmeas foi maior do que machos (61%) aumentando a presença deste último gênero no CCZ de Ribeirão Preto. Constatou-se também que o futuro proprietário não tem interesse em castrar seu animal (58%), sendo necessárias mais ações educativas sobre esta questão.

Conclusão: dentre as questões respondidas, a deficiência quanto às informações foi principalmente quanto à castração que é uma condição preponderante para a guarda responsável e faz parte dos objetivos da campanha de adoção no controle populacional de cães e gatos da cidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesA. C. A. M. C. A.; GenaroG. Guarda responsável de animais domésticos: uma ação a ser educada. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 59-59, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI