Avaliação citológica e histopatológica de linfonodos regionais em cães portadores de mastocitomas de graus 1, 2 ou 3 e sua importância na determinação da sobrevida (projeto em andamento)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. V. Cirillo
D. S. Sanches
C. G. Pires
R. Ubukata
G. F. Toledo
I. I. M. Fonseca
A. T. Nishiya
K. C. Kimura
L. M. Chaible
F. Grandi
M. L. Z. Dagli

Resumo

Introdução e objetivos: O mastocitoma é a neoplasia cutânea mais prevalente em cães, correspondendo de 7 a 21% de todas as neoplasias nesta espécie. O índice metastático varia conforme a graduação histopatológica e índices de proliferação da neoplasia. Bostock (1973) e Hume et al. (2011), relataram que mastocitomas bem diferenciados metastatizam em 10% dos casos, enquanto os moderadamente a pouco diferenciados, metastatizam em cerca de 55-96% dos casos, sendo em sua grande maioria, primeiramente para os linfonodos regionais. O presente trabalho investigou a presença de metástases de mastocitomas caninos em linfonodos regionais por meio de análise citológica e histopatológica, procurando correlacionar a sua presença com o grau histológico do tumor e à sobrevida do animal.

Métodos: será realizada a coleta de citologia dos linfonodos regionais, previamente à sua remoção cirúrgica, com posterior avaliação histopatológica dos mesmos. As reações de histoquímica utilizando azul de metileno e aldeído fucsina de Gomori serão realizadas para evidenciar a presença de mastócitos nos linfonodos. As reações de imuno-histoquímica utilizando como marcadores c-kit e Ki-67 serão empregadas para a confirmação do diagnóstico, assim como para o estabelecimento da correlação ao prognóstico. Será também estabelecida a comparação entre o diagnóstico citológico e histopatológico dos linfonodos quanto à presença de metástases, procurando-se correlacionar a sua presença ao grau histológico do tumor com a sobrevida do animal, por meio da elaboração da curva de Kaplan Meier. Para tanto, foi realizado estudo retrospectivo de cortes histológicos de linfonodos regionais de mastocitomas caninos e os novos casos foram investigados prospectivamente. Os resultados serão analisados por análise multivariada, envolvendo o grau histológico do mastocitoma canino, sua localização, estadiamento TNM e a sobrevida do animal.

Resultados: Até o presente momento, em 77% dos casos, o diagnóstico citológico corroborou o diagnóstico histopatológico dos linfonodos regionais. Tanto o azul de toluidina como o aldeído fucsina de Gomori foram eficazes na evidenciação de mastócitos em linfonodos. Dos casos avaliados até o momento, observou-se imunomarcaçao do c-Kit em padrão de membrana nos mastocitomas bem diferenciados, marcação citoplasmática focal nos mastocitomas moderadamente diferenciados e marcação citoplasmática difusa naqueles pouco diferenciados. A marcação por Ki-67 variou de acordo com o grau de diferenciação da neoplasia, havendo maior porcentagem de núcleos imunomarcados nos mastocitomas pouco diferenciados. Outras análises ainda estão em andamento.

Conclusão: O exame citológico é um bom exame para diagnóstico de metástase em linfonodo e os marcadores imunoistoquímicos C-kit e ki-67 correlacionam-se ao prognóstico da neoplasia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CirilloJ. V.; SanchesD. S.; PiresC. G.; UbukataR.; ToledoG. F.; FonsecaI. I. M.; NishiyaA. T.; KimuraK. C.; ChaibleL. M.; GrandiF.; DagliM. L. Z. Avaliação citológica e histopatológica de linfonodos regionais em cães portadores de mastocitomas de graus 1, 2 ou 3 e sua importância na determinação da sobrevida (projeto em andamento). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 58-58, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI