Caracterização das alterações nos parâmetros fisiológicos e comportamentais em cães no ambiente de banho e tosa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. C. Nakamura
A. C. B. E. Maria
P. C. Maiorka

Resumo

Introdução: médicos veterinários, proprietários de animais e investidores do mercado pet deparam-se com a preocupação em relação ao ambiente de banho e tosa, que representa um estímulo capaz de levar o animal a quadros de estresse agudo e, possivelmente, ao óbito. É necessário o conhecimento das vias de ocorrência da resposta ao estresse para a elucidação das características das lesões ou agentes causadores e também para a definição dolo do acontecimento.

Objetivo: caracterizar padrões de alteração nos parâmetros fisiológicos e comportamentais antes e depois do banho, com o intuito de tornar viável a detecção e a intervenção precoces nos casos agudos de estresse.

Material e métodos: foram utilizados 35 cães de dois pet shops. Em cada procedimento os dados referentes a comportamento e parâmetros fisiológicos (destacando-se: frequência cardíaca – FC; frequência respiratória – FR e temperatura retal – TR) foram coletados antes e após o banho.

Resultados: a avaliação dos parâmetros fisiológicos após o banho revelou que a maioria dos cães (64,70%) sofreu redução da FC, enquanto 32,35% apresentaram aumento e 2,94% não revelaram alterações. Em relação a movimentos respiratórios, constatou-se que 60,60% dos animais apresentaram elevação da frequência em diferentes graus. Por outro lado, foi de 33,33% a porcentagem de cães com FR reduzida após o banho, enquanto 6,06% dos animais mantiveram a frequência estável. Quanto à variação da temperatura retal, foi constatada discreta diferença entre os grupos de animais que apresentaram aumento (40%) e redução (42,85%). A ausência de alterações foi detectada em 17,14% dos cães. O comportamento observado reflete o padrão de resposta típico de estresse para a vasta maioria dos animais, sendo que a secagem corresponde ao momento mais crítico: 77,14% dos animais apresentaram tremores e mantiveram a cauda abaixada ou entre as pernas e 65,71% manifestaram lambedura constante do plano nasal, por exemplo.

Conclusão: a crescente preocupação de médicos veterinários e proprietários com o bem-estar animal, assim como a repercussão jurídica que pode existir em casos de óbito durante ou após procedimentos em pet shops, enaltecem a importância de estudos nesta área. Este trabalho, ainda em andamento, pretende obter resultados que auxiliem a rotina, apontando pontos críticos de controle durante os serviços prestados, além de oferecer instruções de conduta em situações de adversidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NakamuraJ. C.; MariaA. C. B. E.; MaiorkaP. C. Caracterização das alterações nos parâmetros fisiológicos e comportamentais em cães no ambiente de banho e tosa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 56-57, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI