Aspectos histopatológicos e imunohistoquímicos da infecção pelo herpesvírus bovino tipo 5 (BOHV-5) no sistema nervoso central de camundongos BALB/C

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. P. Mesquita
P. O. Tonietti
M. M. Fusuma
E. M. Pituco
E. Mori
C. M. C. Mori
P. C. Maiorka

Resumo

Introdução e objetivos: o herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5) é um importante agente infeccioso responsável por causar meningoencefalite em bovinos jovens. O BoHV-5 induz infecções no sistema nervoso central (SNC) de camundongos, especialmente naqueles com deficiências genéticas, que tem sido utilizados como modelos experimentais. Entretanto, pouco se sabe a respeito da patogênese da infecção em camundongos com o sistema imune intacto. Portanto, o presente trabalho avaliou as lesões histológicas e a distribuição antigênica viral no sistema nervoso central de camundongos BALB/c (H2d) infectados pelo vírus BoHV-5.

Material e métodos: 54 camundongos BALB/c, fêmeas, com três semanas de idade foram utilizados, dos quais 27 foram inoculados com 20μL de suspensão viral contendo o BoHV-5 com título de 108,0 DICT50/mL, por via intracraniana, sob anestesia inalatória com sevoflurano. Os 27 animais do grupo controle foram tratados de forma idêntica aos experimentais e receberam 20μl de EMEM. Três camundongos de cada grupo foram eutanasiados por overdose de sevoflurano, nos dias 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 15 e 20 após inoculação (dpi). O encéfalo foi coletado e processado para histologia. Secções de 5μm também foram submetidas à imuno-histoquímica (IHQ) para detecção de antígenos virais de BoHV-5 com anticorpo primário monoclonal (cedido pelo prof. Rudi Weiblen).

Resultados: Nos camundongos inoculados com BoHV-5, foram visualizadas lesões histológicas até o 10ºdpi. As lesões localizavam-se principalmente no diencéfalo caudal e eram caracterizadas por espongiose focalmente extensa com áreas liquefeitas (necrose de liquefação) do neurópilo, associada à grande quantidade de células da glia (gliose) e a uma menor quantidade de linfócitos, macrófagos e raros neutrófilos. No 4º e 5º dpi, na periferia e associado à área de inoculação, foram visualizados manguitos perivasculares, compostos por uma a três fileiras de linfócitos, macrófagos e plasmócitos. Periventriculite e meningite, composta por macrófagos, linfócitos, plasmócitos e neutrófilos também foram visualizadas de forma mais acentuadas no 5º dpi. Na IHQ, antígenos de BoHV-5 foram detectados em todos os camundongos inoculados com o vírus. A marcação foi mais intensa nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 pós-inoculação. Os antígenos virais foram visualizados no neurópilo, em citoplasma de neurônios, células inflamatórias e células da glia. As marcações para BoHV-5 também estavam presentes no citoplasma de macrófagos, nas áreas de periventriculite e meningite.

Conclusão: O presente estudo demonstrou que o BoHV-5 pode causar lesões no SNC em camundongos BALB/c, e que antígenos virais estavam presentes em células do SNC e células inflamatórias, principalmente macrófagos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MesquitaL. P.; ToniettiP. O.; FusumaM. M.; PitucoE. M.; MoriE.; MoriC. M. C.; MaiorkaP. C. Aspectos histopatológicos e imunohistoquímicos da infecção pelo herpesvírus bovino tipo 5 (BOHV-5) no sistema nervoso central de camundongos BALB/C. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 55-55, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI