Determinação dos níveis glicêmicos em saguis (Callithrix sp .): uma sugestão rápida e eficiente para avaliação da sanidade dos calitriquídeos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. Carvalho
F. E. S. Prioste
E. R. Matushima

Resumo

Estima-se que a cada dia uma espécie animal ou vegetal é extinta no mundo, seja pela perda de seu habitat, alterações climáticas, introdução de fauna exótica ou tráfico ilegal. Dentre os animais ameaçados é destacam-se os primatas do novo mundo. No Brasil, 30% dos primatas estão ameaçados de extinção, principalmente devido à perda de seu habitat. Comprovando esta realidade, constata-se que os animais do gênero Callithrix ocupam a segunda posição na lista dos mamíferos mais apreendidos nos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis. Como resultado do tráfico ilegal destes animais, muitos apresentam sinais clássicos de desidratação, subnutrição, ferimentos e traumatismos. Porém, poucas informações são conhecidas sobre a sua fisiologia e enfermidades, o que dificulta a avaliação de sua sanidade. Um parâmetro ainda pouco explorado e que permite a avaliação do estado de saúde dos animais apreendidos é a glicemia, que apresenta resultados rápidos e é obtida com procedimentos de baixo custo, sensíveis e por métodos pouco invasivos. Os primatas não humanos são susceptíveis a uma série de doenças que causam distúrbios no metabolismo da glicose, que poderiam ser identificados por essa metodologia, como a diabetes mellitus, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperpituitarismo, pancreatite, insuficiência hepática e lesões no sistema nervoso central. Neste trabalho foram avaliados 70 animais das espécies Callithrix jacchus, Callithrix penicillata e híbridos mantidos em Criadouro Comercial na Grande São Paulo. Os animais estavam em jejum de quatro horas e as coletas foram realizadas no período da manhã. As amostras foram obtidas por meio da punção da veia femoral com seringas de 1mL (BD®) e agulhas 30G (0,30mm) e com leve compressão posterior do local, para evitar a formação de hematomas. A glicemia foi determinada colocando-se uma gota de sangue na tira do aparelho portátil para leitura de glicose Accuchek® Active (Roche) de uso humano. A média obtida na população em estudo foi de 127,5mg/dL, com desvio padrão de 39,58mg/dL (Anderson-Darling, p>0,005). Comparando-se os gêneros, as fêmeas (N=7) apresentaram uma média de 114,6mg/dL com desvio padrão de 22,7mg/dL e os machos (N=17) uma média de 132,9mg/dL e desvio padrão de 44,2mg/dL (Teste “t”). Os resultados obtidos no presente trabalho poderão contribuir tanto para a avaliação dos animais apreendidos, quanto para os programas de reabilitação e soltura de animais provenientes do tráfico, avaliação de animais ex situ e in situ e programas de conservação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CarvalhoL.; PriosteF. E. S.; MatushimaE. R. Determinação dos níveis glicêmicos em saguis (Callithrix sp .): uma sugestão rápida e eficiente para avaliação da sanidade dos calitriquídeos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 54-55, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI