Identificação de carbofurano por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um detector de arranjo de diodos (CLAE-DAD) em matriz biológica de cães e gatos (projeto em andamento)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

V. J. Gonçalves
S. Bastos
A. Siqueira
N. Q. Hazarbassanov
J. C. Florio
A. R. Fukushima
P. C. Maiorka
H. S. Spinosa

Resumo

Introdução e objetivos: O carbofurano (2,3-di-hidro-2,2-dimetil-7- benzofuranil-N-metilcarbamato) é um praguicida da classe dos carbamatos utilizado como inseticida e nematicida em agricultura. Devido as suas semelhanças químicas com o aldicarbe, também tem sido associado com o envenenamento intencional. A toxicidade em relação aos mamíferos é relativamente alta (DL50 oral, 8-11 mg / kg em ratos) e é muito tóxico para os invertebrados, peixes e aves, e deve ser tratado com cautela para evitar a contaminação ambiental ou exposição acidental. O presente trabalho empregou a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um detector de arranjo de diodos (CLAE-DAD), carbofurano em matrizes biológicas animal com finalidade forense. Doze amostras foram analisadas por CLAE-DAD, utilizando-se o Solutions Chromatograph Agilent 1100 visando otimizar as técnicas de preparação de amostras.

Resultados parciais: O método para separação cromatográfica foi desenvolvido utilizando-se um gradiente de fase móvel constituída por água: acetonitrila, produzindo uma separação adequada dos analitos com resolução suficiente, tanto para identificação quanto quantificação de compostos. No período de 01/2014 a 06/2014, recebemos doze amostras de conteúdo estomacal e / ou fígado de seis cães e seis gatos do Serviço de Patologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Desses, 58% foram positivos para carbofurano. A seleção foi baseada no relatório de necropsia da suspeita de envenenamento por carbamatos.

Conclusão parcial: A metodologia mostrou-se adequada para a identificação de carbofurano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GonçalvesV. J.; BastosS.; SiqueiraA.; HazarbassanovN. Q.; FlorioJ. C.; FukushimaA. R.; MaiorkaP. C.; SpinosaH. S. Identificação de carbofurano por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um detector de arranjo de diodos (CLAE-DAD) em matriz biológica de cães e gatos (projeto em andamento). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 53-53, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI