Enterite em frangos por parvovírus de origem aviária

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. F. N. Nuñez
S. H. Santander-Parra
C. S. Astolfi-Ferreira
A. J. P. Ferreira

Resumo

Introdução: O parvovírus de galinha (ChPV) é um DNA vírus que tem sido relacionado em avicultura com problemas entéricos, principalmente com a síndrome do nanismo e retardo do crescimento. A doença causa grandes perdas econômicas na avicultura pela diminuição do ganho de peso, queda na conversão alimentar e mortalidade. O presente trabalho investigou se o ChPV desenvolve doença entérica em aves infectadas experimentalmente.

Métodos: aves SPF foram inoculadas com a suspensão viral de ChPV isolado em ovos embrionados de galinha. Foram inoculadas 35 aves com a suspensão viral de ChPV e 35 pintinhos SPF foram mantidos como controle não inoculadod, no primeiro dia de idade. As aves foram mantidas em isoladores por 42 dias com água e ração ad-libitum. A cada sete dias, cinco aves foram sacrificadas para obtenção do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) para o exame histopatológico. Também, foram avaliados os sinais clínicos das aves após a inoculação.

Resultados: doze horas após a inoculação as aves apresentavam, apatia, sonolência, penas eriçadas, empastamento cloacal e diarreia profusa, condição que se manteve até o final do experimento. O grupo controle não inoculado não apresentou qualquer sinal clínico. No 14o da inoculação foi constatada a presença de desuniformidade e nanismo, no lote. A análise macroscópica mostrou que o intestino delgado estava distendido, com presença de gases e conteúdo líquido. A alça duodenal apresentava-se com enrolamento em forma de “J”. Ao longo do intestino, observou-se segmentação e presença hemorragia petequial intensa. As alças intestinais apresentavam-se delgadas e repletas de líquido e com aspecto gasoso. Cecos apresentavam-se distendidos. Foi detectada a retenção do saco da gema. O pâncreas apresentava petequias e marcada atrofia, principalmente do lóbulo distal. O fígado apresentava um padrão reticular em toda sua extensão. O proventriculo, ventrículo, moela, timo, baço, bursa e rins não apresentavam alterações dignas de nota. As lesões descritas foram encontradas do 7° ao 42° dia da investigação.

Conclusão: as aves do grupo controle negativo não apresentaram nenhuma das alterações descritas. O ChPV apresenta tropismo para os órgãos do sistema digestivo e glândulas anexas, como pâncreas. O estudo mostra a importância do ChPV como agente etiológico de enterites em galinhas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NuñezL. F. N.; Santander-ParraS. H.; Astolfi-FerreiraC. S.; FerreiraA. J. P. Enterite em frangos por parvovírus de origem aviária. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 52-52, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI