Mensuração da produção lacrimal, sensibilidade corneana e pressão intraocular em Psittacara leucophtalmus

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. Ceschin
P. J. Dongo
M. B. Guimarães
A. R. Eyherabide
E. A. K. Rodriguez
L. Milanelo
A. M. V. Safatle
A. A. Bolzan

Resumo

Introdução e objetivo: o periquitão maracanã ou maritaca (Psittacara leucophthalmus) é uma espécie aviária distribuída geograficamente por todo o país, principalmente na região sudeste. A prevalência de doenças oculares em aves está situada na faixa de 8 até 26% e a sua casuística na rotina oftálmica tem sido frequente. Relatos quanto à anatomia e fisiologia do olho e de seus anexos, em maritacas, são inexistentes até o presente e essenciais para o diagnóstico e tratamento de oftalmopatias. A córnea, parte transparente da túnica fibrosa do bulbo ocular é o tecido mais densamente inervado e sensível do organismo, ricamente suprido por fibras nervosas sensoriais e autonômicas. A produção lacrimal é fundamental para a manutenção da integridade corneana, podendo ser aferida em sua porção aquosa, pelos testes lacrimais de Schirmer (TLS) e de fenol vermelho (TFV). A investigação da sensibilidade da córnea (SC) tem sido investigada com o uso de estesiômetros como o de Cochet-Bonnet. A pressão intraocular (PIO) é mantida pelo equilíbrio entre a produção e drenagem do humor aquoso e pode ser avaliada por meio de tonometria por aplanação, que é um método não invasivo, simples e rápido, com mínimo desconforto para o paciente. O presente trabalho foi delineado para estabelecer os valores de normalidade referentes a estes parâmetros para esta espécie.

Material e métodos: nove periquitões maracanã (17 olhos), adultos, de sexo indeterminado, do Parque Ecológico do Tietê (DAEE), foram submetidos à avaliação oftálmica, na seguinte sequência: mensuração lacrimal com TFV (Zone-Quick®) e TLS modificado (3mm) (Ophthalmos®), SC com o estesiômetro de Cochet-Bonnet (Lunneau®) e mensuração da PIO por aplanação (TonoPen Avia®) após instilação de colírio anestésico de cloridrato de proximetacaína 0,1%. Os animais não apresentavam sinais aparentes de lesões oftálmicas e foram contidos manualmente sem o uso de fármacos anestésicos.

Resultados e discussão: Os valores de média e desvio padrão respectivamente, para o TFV foram 8,0±4,5mm, TLS 4,0±2,5mm, estesiometria 2,5±0,4cm e PIO 12,0±2,5mmHg. Os valores relativos ao TFV mostraram-se inferiores aos encontrados na literatura para outros psitacídeos; quanto ao TLS, os valores foram semelhantes aos já reportados. Este é o primeiro relato sobre tais testes nesta espécie. Poucos estudos referem valores de 15 e 20 a 25mmHg, à tonometria de aplanação, sendo similares ou superiores aos obtidos, respectivamente. Não foram encontrados dados quanto à estesiometria, em Psitaciformes, portanto os valores não puderam ser comparados.

Conclusão: os valores de produção lacrimal, sensibilidade corneana e mensuração da pressão intraocular foram estabelecidos e padronizados para a espécie Psittacara leucophytalmus e ficam disponibilizados como referência para a avaliação oftálmica destas aves.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CeschinA.; DongoP. J.; GuimarãesM. B.; EyherabideA. R.; RodriguezE. A. K.; MilaneloL.; SafatleA. M. V.; BolzanA. A. Mensuração da produção lacrimal, sensibilidade corneana e pressão intraocular em Psittacara leucophtalmus. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 51-51, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI