Estudo retrospectivo dos casos de câncer atendidos no hospital municipal veterinário de São Paulo de julho de 2012 até julho de 2013

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. V. Tedardi
F. Grandi
H. E. O. Beserra
F. P. Atui
H. B. R. Paiva
K. C. Kimura
P. Pedra-Mendonça
M. R. D. O. Latorre
J. F. Ibañez
M. L. Z. Dagli

Resumo

Introdução e objetivos: os registros de câncer são importantes por identificarem fatores de risco, avaliarem a resposta aos tratamentos e permitirem a caracterização e a distribuição geográfica da doença. Em maio de 2013 o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Oncologia Veterinária (NAPONCOVET) fundou o Registro de Câncer Animal de São Paulo (RCA-SP), o primeiro da América Latina. O Hospital Veterinário Municipal de São Paulo (HVMSP) é parceiro do RCA-SP e o presente trabalho descreve os casos de câncer atendidos pela instituição após um ano de atendimentos.

Materiais e métodos: Coleta de dados: estudo retrospectivo dos casos de neoplasias malignas em cães atendidos no HMVSP pelo Registro de Câncer Animal de São Paulo entre julho de 2012 e julho de 2013 e que obtiveram confirmação diagnóstica por exame histopatológico. Casos duplicados e recidivas foram excluídos da base de dados. Codificação e padronização de informações: as raças caninas foram listadas e codificadas segundo a Fédération Cynologique Internationale (FCI) e a raça de gatos segundo a Fédération Internationale Féline (FIFe). A lista das localizações e diagnósticos morfológicos foram adaptados da Classificação Internacional de Doenças para Oncologia, 3ª edição (CID-O-3). O software R (versão 3.0.2, 2013, R Foundation for Statistical Computing) foi utilizado para a análise dos dados.

Resultados e discussão: a amostra da base de dados é constituida predominantemente por cães (96,46%), sendo a sua maioria fêmeas (82,50%), com a média de 10,04 anos de idade, desvio padrão de 3,11 anos. A localização neoplásica primária mais frequente foi a mama (66,13%) seguida pelas neoplasias cutâneas (17,82%) e genitais (5,62%). As localizações primárias menos frequentes foram trato urinário (0,32%), olho (0,32%) e sistema respiratório (0,16%). Esses resultados variam conforme região geográfica, sendo que câncer de mama em cadelas varia de 30 a 45% dos casos atendidos na Dinamarca, Itália e Inglaterra, e a ocorrência de neoplasias cutâneas de 20 a 40% nos mesmos países. A neoplasia mamária maligna mais frequente foi o carcinoma em tumor misto (44,8%), seguida do carcinoma complexo (14,88%) e do carcinoma tubular simples (11,22%). Os grupos neoplásicos cutâneos mais frequentes foram carcinomas (33,33%), neoplasias mesenquimais de células redondas (27,93%) e mesenquimais de células fusocelulares (13,51%). Os tipos histológicos mais frequentes em pele foram o mastocitoma (23,42%), o carcinoma de células escamosas (18,92%) e o hemangiossarcoma (10,81%).

Conclusão: O Hospital Veterinário Municipal de São Paulo atende predominantemente cães com câncer em mama, pele e genitais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TedardiM. V.; GrandiF.; BeserraH. E. O.; AtuiF. P.; PaivaH. B. R.; KimuraK. C.; Pedra-MendonçaP.; LatorreM. R. D. O.; IbañezJ. F.; DagliM. L. Z. Estudo retrospectivo dos casos de câncer atendidos no hospital municipal veterinário de São Paulo de julho de 2012 até julho de 2013. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 49-49, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI