Descrição morfológica do epitélio de revestimento do saco aéreo nasofrontal em cachalote anão (Kogia sima)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. Sacristán
S. Costa-Silva
K. Groch
G. Dutra
A. M. Sánchez-sarmiento
L. Torres
C. Lassalvia
L. Reisfeld
J. L. Catão-Dias

Resumo

Introdução: o cachalote-anão (Kogia sima) é um cetáceo odontoceto pertencente à família Kogiidae que possui uma estrutura anatômica chamada espermacete. Estrutura semelhante também é encontrada em cachalote (Physeter macrocephalus), apesar de ser filogeneticamente distinto do cachalote-anão. O espermacete está envolvido na flutuabilidade e na produção de sons mediante uma complexa estrutura anatômica formada pelo espermacete, o melão, os lábios fônicos e diversos sacos aéreos, entre eles o saco aéreo nasofrontal. O saco aéreo nasofrontal repousa sobre a porção caudal da pré-maxila e apresenta parte do seu epitélio recoberto por estruturas esféricas a ovaladas, medindo cerca de 1 a 2 mm de diâmetro e compatíveis com vesículas. O presente trabalho descreve histologicamente o epitélio de revestimento do saco aéreo nasofrontal do cachalote-anão.

Métodos: em 04/05/2014, um cachalote-anão encalhou na praia de Santos. O animal foi levado para o Aquário de Santos e veio a óbito em menos de 24 horas. Durante a necropsia, realizada logo após a morte do espécime, foram colhidas amostras da maioria dos tecidos e órgãos, fixadas em formol a 10% e congeladas. No exame macroscópico, a porção do saco aéreo nasofrontal aderida à pré-maxila encontrava-se revestida por um epitélio vesicular, de coloração esbranquiçada, distribuído de forma generalizada, mas irregularmente e firme ao corte. As estruturas mostravam tamanho uniforme (1-2 mm de diâmetro) e espaço cístico.

Resultados: microscopicamente, foram observadas vesículas formadas por abundante tecido conjuntivo, apresentando um espaço cístico no seu interior, com discreta quantidade de substância eosinofílica, cuja caracterização encontra-se pendente de estudos complementares, e componentes de natureza glandular em sua base. Essa estrutura foi descrita macroscopicamente por Clarke em 2003, sem haver, porém, a descrição de sua histologia.

Discussão e Conclusão: Acredita-se que o saco aéreo nasofrontal em cachaloteanão cumpra a mesma função que o saco aéreo distal nos cachalotes, pois ambos apresentam um revestimento vesicular e se relacionam com estruturas similares. No caso do cachalote-anão, as vesículas aparecem regulares e não septadas, diferentemente do que acontece nos cachalotes, nos quais são menos uniformes. Nos cachalotes, essas vesículas contêm um fluído seroso, sendo deformáveis, porém incompressíveis, mantendo espaço entre elas para conter o ar sob as grandes pressões em situações de mergulho, sem permitir o colapso do saco aéreo distal. Essa película de ar poderia atuar como um refletor de som. Acreditamos que a função das vesículas observadas no epitélio do saco aéreo nasofrontal em cachalote-anão poderia ser similar à observada nos demais cachalotes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SacristánC.; Costa-SilvaS.; GrochK.; DutraG.; Sánchez-sarmientoA. M.; TorresL.; LassalviaC.; ReisfeldL.; Catão-DiasJ. L. Descrição morfológica do epitélio de revestimento do saco aéreo nasofrontal em cachalote anão (Kogia sima). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 44-44, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI