Lipossarcoma em Cavia porcellus: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. P. Paixão
F. F. Calderaro
R. F. Prazeres

Resumo

Introdução: O lipossarcoma é uma rara neoplasia de tecido adiposo que acomete tanto seres humanos quanto outras espécies animais. A determinação do subtipo histológico e grau de diferenciação são importantes para o prognóstico e proposta terapêutica. A criação de porquinho-da-índia (Cavia porcellus) como animal pet vem crescendo nos últimos anos devido ao seu bom temperamento e fácil manejo, sendo reconhecida a sua utilização como cobaia em biotérios.

Relato de Caso: Foi atendida no Hospital Veterinário da Universidade Paulista uma cobaia fêmea, de cinco anos de idade, em mau estado geral e em decúbito lateral. No exame físico, evidenciou-se o membro pélvico direito com presença de massa firme ovoide com cerca de 8 cm x 4 cm, focos de úlceras e necrose, aderida ao tecido subcutâneo, estendendo-se por toda a face medial do membro e região inguinal. O paciente veio a óbito com a contenção e a biopsia incisional da massa foi encaminhada para exame histopatológico, pois a tutora não autorizou a realização de necropsia do animal. O fragmento foi definido como uma formação neoplásica caracterizada por proliferação de células grandes e redondas com o citoplasma amplo e macrovacuolizado e núcleo pequeno deslocado para a periferia com aspecto de adipócitos. Entre essas áreas diferenciadas, havia proliferação de células neoplásicas com pleomorfismo moderado, sendo pequenas, ovaladas ou fusiformes, com citoplasma escasso e microvacuolizado. Foram observadas células gigantes multinucleadas com citoplasma escasso e poucas figuras mitóticas. Foram observados focos de hemorragia, necrose e infiltrado inflamatório com predomínio de neutrófilos. Essa descrição histopatológica confirmou o diagnóstico de lipossarcoma bem diferenciado.

Discussão: são raros os registros de lipossarcoma em Cavia porcellus, o que difículta a compreensão do comportamento dessa neoplasia nessa espécie. A não realização de necropsia tornou a causa mortis indeterminada, porém o animal poderia estar anêmico pelas frequentes hemorragias no local e poderia ter metástases, apesar de não ser característico desse subtipo da neoplasia. Ainda, o comprometimento circulatório pela compressão de grandes vasos na região pode ter agravado o quadro. A longevidade desses animais, que vivem em média sete anos pode predispor o aparecimento de neoplasias e sugere-se na literatura que essa condição aumente a partir de três anos de idade. Nesse caso, a cobaia tinha cinco anos de idade, sendo provável a suspeita de neoplasia nesse animal.

Conclusão: Este relato indica que o lipossarcoma deve ser um diagnóstico diferencial importante, a ser considerado nessa espécie pelo clínico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PaixãoL. P.; CalderaroF. F.; PrazeresR. F. Lipossarcoma em Cavia porcellus: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 43-43, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI