Identificação e quantificação da presença do carbamato aldicarbe por cromatografia líquida de alto desempenho acoplada a detector de arranjo de diodos (HPLC-DAD) em conteúdo estomacal de cães e gatos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. R. Fukushima
S. Bastos
A. Siqueira
V. J. Gonçalves
A. S. Calefi
N. Q. Hazarbassanov
P. C. Maiorka
J. C. Florio
H. S. Spinosa

Resumo

Introdução e Objetivos: As intoxicações letais, via de regra, estão comumente relacionadas com a área médico-legal; alguns xenobióticos ocupam lugar de destaque como os principais responsáveis pela ocorrência desses óbitos. Em medicina legal, tanto humana quanto animal, o grande desafio enfrentado é a elucidação da causa mortis e do tempo da ocorrência da morte quando os cadáveres são encontrados, indicando possível exposição a xenobióticos, os quais são adicionados, na maior parte das vezes, intencionalmente, com a finalidade de causar danos irreversíveis à vitima. No último relatório do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (SINITOX), no ano de 2010, foram relatadas no Brasil 88.270 intoxicações envolvendo seres humanos e animais, sendo que desse total 1.570 (1,8%) foram relatadas em animais. Existe uma visível discrepância numérica de casos de intoxicações em seres humanos e animais e a literatura mostra que as metodologias de análises toxicológicas em seres humanos são amplamente estudadas e publicadas quando comparadas às técnicas aplicadas à Medicina Veterinária Legal. Portanto, o desenvolvimento e a validação de técnicas analíticas mais sofisticadas se fazem-se necessários e contribuirão para os avanços nesse aspecto forense da toxicologia veterinária. É de amplo conhecimento que os praguicidas são responsáveis por intoxicações exógenas, intencionais ou não intencionais, em virtude de sua ampla toxicidade e dificuldade para realização de análises toxicológicas em amostras biológicas; as drogas utilizadas com finalidades recreacional e abusiva também têm grande importância nesse panorama. Nesse contexto, o aldicarbe é um dos principais representantes do grupo dos n-metilcarbamatos. Ele atua inibindo irreversivelmente a enzima acetilcolinesterase que atua na metabolização de acetilcolina, o que lhe reserva alto grau de toxicidade, sendo um dos mais utilizados nas intoxicações propositais em animais.

Métodos: Assim, no presente trabalho, foi padronizada uma metodologia analítica utilizando cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), visando à análise de conteúdos estomacais de animais com suspeita de intoxicação por anticolinesterásicos (aldicarbe e carbofurano) provenientes do Serviço de Patologia Animal e Comparada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Pretende-se validar metodologia analítica voltada à análise dos praguicidas aldicarbe e metabólitos (aldicarbe sulfóxido e aldicarbe sulfona), carbofurano e forato, em matriz biológica, com finalidade forense.

Resultados: O desenvolvimento do processo analítico mostrou-se adequado, sendo efetuadas 19 análises em cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FukushimaA. R.; BastosS.; SiqueiraA.; GonçalvesV. J.; CalefiA. S.; HazarbassanovN. Q.; MaiorkaP. C.; FlorioJ. C.; SpinosaH. S. Identificação e quantificação da presença do carbamato aldicarbe por cromatografia líquida de alto desempenho acoplada a detector de arranjo de diodos (HPLC-DAD) em conteúdo estomacal de cães e gatos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 42-42, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI