Pesquisa de integrons de classe I e II em estirpes de Escherichia coli isoladas de cisnes negros (Cygnus atratus) mantidos no parque municipal do Ibirapuera em São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. F. L. Guerra
M. P. V. Cunha
M. G. X. Oliveira
M. C. V Oliveira
R. Marcatti
M. S. Nardi
E. M. G. Cavalcante
A. M. Moreno
T. Knöbl

Resumo

Introdução: a avifauna aquática do município de São Paulo coabita com 12 milhões de habitantes. No meio urbano, ainda existem resquícios de vegetação e corpos d’água com flora e fauna associadas, como é o caso do Parque Municipal do Ibirapuera, que mantém uma densa avifauna aquática doméstica em semiliberdade e que eventualmente recebe aves selvagens visitantes, em busca de condições favoráveis de abrigo, alimentação e diminuta presença de predadores. A alta concentração de animais e matéria orgânica e a interação direta e indireta entre populações humanas e animais residentes ou visitantes implicam em preocupações sanitárias e ações de monitoramento e vigilância para detecção precoce de introdução de patógenos emergentes. Ressaltando ainda que águas de superfície são um importante fator na cadeia de disseminação de estirpes resistentes aos antimicrobianos, concomitantemente à capacidade de diferentes espécies bacterianas transferirem genes entre si. Além disso, aves associadas a ambientes aquáticos são consideradas indicadores de poluição ambiental. Dessa forma, o presente tranbalho investigou a presença de genes intl codificadores de integrons de Classe I e II.

Métodos: durante os meses de maio e junho de 2014 foram coletados swabs cloacais e/ou fecais de 60 cisnes negros cativos, residentes no Parque Municipal do Ibirapuera. Realizou-se o cultivo de bactérias em ágar MacConkey e, após incubação de 24 horas a 37ºC, as amostras foram identificadas pelos métodos bioquímicos convencionais. Foram excluídas do estudo as estirpes de mesma espécie, isoladas do mesmo animal. Somente uma colônia isolada e pura foi transferida para caldo BHI e posteriormente submetida à extração de DNA bacteriano pelo método adaptado de Boom, para a realização de PCR com primers específicos para pesquisa de genes intl I e II.

Resultados: das 60 estirpes de E. coli investigadas, o gene intl I foi detectado em 11 isolados, enquanto nenhuma expressou intl II. Integrons são elementos genéticos móveis capazes de capturar, expressar e transmitir genes cassetes de resistência antimicrobiana, frequentemente relacionados a perfis de multirresistência. Anatídeos são aves rústicas, pouco submetidas a tratamentos antimicrobianos, entretanto a avifauna estudada está inserida em uma área urbana de alto impacto antrópico.

Conclusão: apesar da elevada frequência de integrons de classe I (18%) encontrados nas amostras desses animais, o papel da avifauna aquática atribuída ao panorama emergente da resistência bacteriana aos antimicrobianos ainda não está esclarecido, necessitando de estudos investigativos aprodundados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GuerraM. F. L.; CunhaM. P. V.; OliveiraM. G. X.; OliveiraM. C. V.; MarcattiR.; NardiM. S.; CavalcanteE. M. G.; MorenoA. M.; KnöblT. Pesquisa de integrons de classe I e II em estirpes de Escherichia coli isoladas de cisnes negros (Cygnus atratus) mantidos no parque municipal do Ibirapuera em São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 42-42, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI