Análise histopatológica de pulmões de cobaias (Cavia porcellus ) mantidas em sistema de ventilação microambiental sob diferentes regimes de troca de ar por hora

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. Rodrigues
A. S. Carissimi

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, é cada vez maior o emprego de sistemas de ventilação forçada (ventilação microambiental - VMA) para a manutenção de espécies de animais de laboratório, visando proporcionar um ambiente mais controlado e adequado no interior das gaiolas dos animais. A despeito do uso e desempenho desses sistemas de VMA estarem sendo investigados, ainda se conhece pouco em relação às velocidades de ar e trocas de ar mais adequadas para cada espécie animal. Dessa forma, o presente trabalho avaliou a incidência de lesões no pulmão de cobaias (Cavia porcellus) mantidas em diferentes regimes de troca de ar por hora (ACH).

Métodos: Dezoito cobaias, fêmeas jovens, com peso médio de 250g, colônia Duncan-Hartley, foram divididas em três grupos e alojadas em gaiolas com três animais cada em um protótipo de ventilação microambiental dotado de ajuste mecânico de vazão de ar. Os grupos foram alojados em condições de troca de ar por hora, como segue: grupo controle com regime de 15 trocas de ar por hora, grupo experimental I, com regime de 40 trocas de ar por hora e grupo experimental II, com regime de 80 trocas de ar por hora. Os animais foram mantidos durante 90 dias nas condições descritas e submetidos à rotina de manejo no Biotério Central da UFRGS. Ao término do período de alojamento, os animais foram eutanasiados com pentobarbital (via intraperitoneal, 150 mg/kg) e, a seguir, foi efetuada a coleta de fragmento pulmonar (pulmão direito, lobo médio). O processamento do material foi realizado conforme técnicas de rotina histológica com avaliação por microscopia ótica, após coloração por Hematoxilina-eosina.

Resultado: A análise histopatológica evidenciou maior número e intensidade de lesões nos animais pertencentes ao grupo experimental II (com 80 ACH), no qual foi observada a presença de hiperplasia de tecido linfoide peribronquiolar e focos de pneumonia purulenta multifocal, além de áreas de enfisema, o que não foi notado nos grupos controle e experimental I (com 40 ACH), nos quais foram observadas congestão e algumas células gigantes nos alvéolos, com sugestiva vantagem para o grupo experimental II.

Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que o regime mais adequado de trocas de ar por hora no interior das gaiolas das cobaias seja de 40 trocas de ar por hora, e que um regime com mais trocas de ar por hora é deletério para os animais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesR.; CarissimiA. S. Análise histopatológica de pulmões de cobaias (Cavia porcellus ) mantidas em sistema de ventilação microambiental sob diferentes regimes de troca de ar por hora. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 38-38, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI